• Home
  • Orca encalhada em praia reencontra família graças à bondade humana

Orca encalhada em praia reencontra família graças à bondade humana

0 comments

“Estávamos levando nossos filhos para uma caminhada matinal pela praia em direção ao Papamoa Beach Surf Club. Minha esposa, Verity Waru, observou inicialmente uma barbatana na água quando nos aproximamos da praia e percebemos mais duas barbatanas, que acreditamos serem baleias-piloto”, disse ao The Dodo.

Foto: Verity Waru

Eles se aproximaram e perceberam que as barbatanas não pertenciam a baleias-piloto, mas a três orcas selvagens.

A água do mar estava agitada porque as orcas perseguiam arraias perto da costa. No entanto, uma das orcas encalhou.

Inicialmente, Waru não tinha certeza se ou como eles poderiam ajudar a orca, mas o grupo notou que o animal estava em perigo e precisava de ajuda.

Embora geralmente seja errado empurrar animais encalhados de volta para a água, Waru e sua família viram como a orca encalhou e que ela só precisava de um pequeno impulso.

“Não tínhamos certeza de que poderíamos ajudar a baleia a voltar para seus irmãos, [que] estavam um pouco mais distantes no oceano, mas sabíamos que deveríamos dar uma chance”, disse Waru.

Foto: Verity Waru

Waru, seu amigo Dan Jackson, outros banhistas e até mesmo um cachorro pularam na água para ajudar a orca enquanto a esposa de Waru filmava o esforço de resgate.

“A orca se contorceu quando toquei pela primeira vez. Pensei que provavelmente era a primeira vez que ela era tocada por um ser humano. Foi incrível ter confiado em nós”, contou.

Porém, fazer com que a orca voltasse para as águas mais profundas foi um desafio, tanto para o animal como para as pessoas.

“A baleia estava lutando para retornar ao mar enquanto as ondas a empurravam. Trabalhamos juntos para alinhá-lo e aguardamos uma onda para o impulso necessário”, relatou Waru.

A orca sabia o que fazer. Quando a onda certa finalmente chegou, ela a usou para ir para águas mais profundas e foi finalmente libertada. Todos comemoraram quando ela conseguiu.

“Foi maravilhoso apenas ver uma orca na natureza, mas poder tocar e ajudar a salvar uma orca é uma experiência que nunca esqueceremos”, concluiu Waru.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>