• Home
  • Fungicida agrícola mais usado no mundo ameaça organismos aquáticos

Fungicida agrícola mais usado no mundo ameaça organismos aquáticos

0 comments

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o estudo, liderada por Elsa Teresa Rodrigues, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, pretendeu dar resposta a uma lacuna identificada, em 2010, pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, na sigla original em inglês).

Foto: Reprodução, Estudo Prático

Na sequência do alerta, então lançado pela EFSA à comunidade científica, para a falta de dados sobre os efeitos deste pesticida nos organismos aquáticos, Elsa Rodrigues, que se preparava para “efetuar a sua tese de doutoramento, viu aqui uma oportunidade para responder ao desafio” e, sob orientação de Miguel Pardal, “escolheu estudar a ocorrência, o destino e o efeito da azoxistrobina nos ecossistemas aquáticos”.

Para caracterizar o risco ecológico da azoxistrobina nos sistemas aquáticos, a investigadora contou com a colaboração do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC, das universidades de Aveiro e do Algarve, e do Instituto da Água da Região do Norte (IAREN).

Este trabalho “permitiu ainda determinar e validar a concentração máxima sem efeitos para os organismos aquáticos, parâmetro fundamental para a caracterização do risco”, acrescenta a investigadora.

Os resultados do estudo “concluem que existe a possibilidade de haver efeitos adversos no compartimento água resultantes da aplicação agrícola da azoxistrobina”, refere Elsa Rodrigues, adiantando que “o conhecimento agora obtido é um contributo importante para a próxima revisão da EFSA”, em 2021,” auxiliando a decidir se este fungicida deve ou não continuar a ser comercializado”, sublinha a investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra.

O estudo foi recentemente distinguido com uma menção honrosa na primeira edição do Prémio de Doutoramento em Ecologia — Fundação Amadeu Dias, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ecologia.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: DN

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>