• Home
  • Doenças oftalmológicas: úlcera de córnea pode afetar animais

Doenças oftalmológicas: úlcera de córnea pode afetar animais

0 comments

A úlcera de córnea não é uma doença que atinge apenas humanos, os animais também podem ser afetados e, por essa razão, é importante que os tutores estejam atentos e encaminhem os animais para uma avaliação com um veterinário especializado em oftalmologia se necessário.

(Foto: Divulgação)

A doença, caracterizada por ferimentos na superfície dos olhos que podem variar em termos de gravidade, é de fácil identificação, segundo a médica veterinária Adriana Lima Teixeira. “A dor é o principal sintoma e se traduz por olho fechado, na maioria dos animais afetados. Outros sintomas importantes incluem olhos com a conjuntiva avermelhada; córnea opaca; piscar numa frequência maior que o normal; e depressão na superfície ocular como se houvesse um ‘buraquinho'”, explica a especialista em entrevista a Revista Encontro.

O diagnóstico precoce da doença é primordial para o tratamento e pode impedir que a doença cause danos irreversíveis. O exame adequado é feito com auxílio de lâmpada de fenda e corantes especiais. Uma biópsia também pode ser realizada caso o profissional julgue necessário.

As raças braquicefálicas, que são os animais com o focinho achatado como shih tzu, boxer e certas raças de gatos, são mais propensas a desenvolverem úlcera de córnea e outras doenças oculares, segundo a veterinária.

“Algumas úlceras vão requerer apenas tratamento médico enquanto outras necessitarão também de procedimento cirúrgico. Algumas vezes, de emergência, como no caso dos olhos perfurados ou de úlceras profundas quando existe uma chance de evoluir para perfuração ocular”, esclarece Adriana.

A prevenção vai desde manter a higiene do animal em dia, até tosar os pelos para evitar que fiquem sobre os olhos e usar shampoos neutros para evitar irritação nos olhos. O uso de lubrificantes oculares para evitar doenças, incluindo a úlcera, também podem ser usados, porém apenas sob recomendação médica.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>