• Home
  • Rodeios e vaquejadas podem ser proibidos no Rio de Janeiro

Rodeios e vaquejadas podem ser proibidos no Rio de Janeiro

0 comments

Divulgação

O deputado Carlos Osório (PSDB) anunciou durante audiência pública a apresentação de um projeto que proíbe a realização de rodeios e vaquejadas em todo o estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Comissão Especial de Defesa, Proteção e Direito dos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e os projetos são de autoria dos deputados Carlos Minc (sem partido) e Flávio Serafini (PSol).

“Já temos dois projetos tramitando na Casa, que pretendem proibir esse tipo de evento. Hoje, após ouvir todos os lados, vamos preparar um substitutivo com o parecer da comissão para que essa proposta possa ser aprovada no plenário da Alerj”, explicou Osório. Ele reforçou ainda a já existência de um projeto que abole estas práticas em vigor.

A crueldade e maus-tratos contra animais são intrínsecos à práticas que exploram animais para entretenimento humano. Rodeios e vaquejadas contém ainda o agravante da tortura, como lembra Vânia Nunes, médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Defesa dos Animais.

“Essa prática causa danos físicos e psicológicos aos animais. O sofrimento deles não pode ser usado como uma forma de manifestação cultural. Não temos nada contra os eventos onde só os humanos estão envolvidos, o grande problema são os animais que não podem escolher estar ali ou não”, afirma.

Defensores da manutenção da exploração animal, como o médico veterinário Cesar Fabiano Vilela, argumentam que a prática é geradora de empregos e alega que uma medida “razoável” seria a regulamentação para impedir o sofrimento dos animais.

Ativistas pelos direitos animais reforçam que a questão independe de regulação, mas que é uma questão ética e consciente que animais têm direito à liberdade e não devem ser escravizados pelo capricho e lucro humano.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>