• Home
  • Baleia cachalote é encontrada morta em praia de Camaragibe (AL)

Baleia cachalote é encontrada morta em praia de Camaragibe (AL)

0 comments

Foto: Reprodução/Alagoas 24 horas

Mais uma baleia foi encontrada morta em Passo do Camaragibe, em Alagoas. O animal, em estado avançado de decomposição, encalhou na praia do Marceneiro.

A baleia da espécie Kogia Simus, conhecida como Cachalote-Anão ou Pigmeu, foi encontrada por funcionários de uma pousada da região. A equipe da Área de Proteção Ambiental Costa Corais (APACC) foi até o local. A causa da morte ainda não foi determinada.

Diversas baleias foram encontradas mortas e encalhadas nas praias do litoral de Alagoas, entre os meses de agosto e setembro.

Foto: Reprodução/Alagoas 24 horasPrincipais causas de mortalidade

De acordo com o site do Projeto Baleia Jubarte, as principais causas de mortalidade das baleias no litoral brasileiro são “o atropelamento por embarcações, a captura acidental em redes de pesca, ocorrência de doenças, separação do filhote de sua mãe (durante o período de lactação o filhote depende unicamente do leite para sua alimentação), o ataque de predadores (orcas e tubarões) e a morte devido a idade avançada”.

Muitas baleias que encalham ainda vivas não conseguem sobreviver, pois sua temperatura aumenta e seus órgãos internos são comprimidos, comprometendo a circulação sanguínea, de acordo com o site do projeto.

Cachalote-anão

A espécie conhecida como Cachalote-anão não é comum de ser observada. É considerada a menor de todas as baleias, sendo menor que algumas espécies de golfinhos. O cachalote-anão apresenta movimentos lentos e geralmente se mantém imóvel quando sobe à superfície do mar, por isso só é observada em mares muito calmos. É considerado um animal solitário, sendo visto em pequenos grupos, e possui a boca posicionada ventralmente, parecida com um tubarão.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>