• Home
  • Toninha é encontrada morta em praia de Rio das Ostras (RJ)

Toninha é encontrada morta em praia de Rio das Ostras (RJ)

0 comments

Foto: Reprodução/Cidade24h.com

Em Rio das Ostras, município do litoral do Rio de Janeiro, um golfinho da espécie Pontoporia blainvillei foi encontrado morto na Praia de Costazul. Segundo testemunhas, o animal já chegou a areia morto. O golfinho foi recolhido pela Guarda Ambiental.

Um boato nas redes sociais se espalhou informando que o animal havia sido morto no calçadão, mas foi desmentido pela Guarda Ambiental de Rio das Ostras. O golfinho passará por uma necrópsia pelos especialistas da Nupem/UFRJ. Ainda não se sabe a causa da morte, mas será analisada pela necrópsia, de acordo com a Bióloga e Mestre em Ciências Ambientais e Conservação de Mamíferos Marinhos, Bruna Pagliani.

Principais causas de morte

As principais causas de mortes de golfinhos no litoral brasileiro são causadas pela pesca. Os golfinhos ficam enroscados nas redes de pesca e acabam morrendo afogados. Quando não é afogamento, é o próprio pescador que mata o golfinho ao invés de cortar a rede para soltá-lo, de acordo com o ambientalista Adriano Artoni. A professora-titular de morfologia e fisiologia animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria Adélia Oliveira, relata que os golfinhos são atraídos pelas redes de pesca por causa dos animais que estão sendo pescados. Por causa disso, acabam aprisionados e morrendo afogados.

Sobre a espécie

O golfinho da espécie Pontoporia blainvillei, conhecido como “Toninha”, é um animal que possui hábitos costeiros e que se distribui pelo litoral do Espírito Santo até o Golfo Nuevo na Argentina. É considerado um animal solitário, que vive em pequenos grupos de até seis indivíduos. Como possui hábitos costeiros, sofre muito com as atividades humanas, como poluição, tráfego de embarcações e pelas capturas em redes de pesca. De acordo com o IBAMA, está ameaçado de extinção.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>