Uma jovem de 18 anos, que não teve sua identidade revelada, foi flagrada com 32 filhotes de papagaio, vítimas do tráfico de animais, na tarde da última terça-feira (5), em Novo Horizonte do Sul (MS). Ela foi multada em R$ 16 mil.
O crime foi descoberto pela Polícia Militar após uma motocicleta fazer o retorno ao se deparar com uma blitz educativa. Ao segui-la, os policiais encontraram a casa onde as aves estavam. A mulher alegou que os filhotes foram deixados no local pelo namorado, que fugiu, mas admitiu que os dois eram responsáveis pelos papagaios e que eles seriam traficados.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada e multou a jovem, que foi autuada por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Penalidade a qual o namorado também será submetido, após ser identificado. As aves foram levadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na capital sul-mato-grossense.
À Folha MT, a PM Ambiental afirmou que, tratando-se de tráfico de silvestres, o período de agosto a dezembro é preocupante, já que durante esses meses os papagaios, maiores vítimas do tráfico no Estado, se reproduzem.
Os policiais afirmaram que a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais e com funcionários de fazendas para impedir o aliciamento de pessoas e combater a retirada de animais silvestres desses locais.
0 comments