• Home
  • Onça-pintada resgatada no MT passa por reabilitação em ONG

Onça-pintada resgatada no MT passa por reabilitação em ONG

0 comments

Onça-pintada está em quarentena
Animais foram resgatados em Mato Grosso

Os animais que têm aproximadamente 5 meses, viajaram de avião e foram levados para o local. A onça parda Marytinga e a pintada Chitos, a qual está em extinção chegaram muito bem em Jundiaí , segundo a coordenadora de Fauna da ONG, Cristina Harumi Adania.

“Elas chegaram muito bem. A onça-pintada já se mostrou brincalhona, a ‘dona do pedaço’. A onça-parda é mais tímida, mas também já se ambientou. Comeram bem desde que chegaram, brincam sozinhas e isso tudo indica que estão muito bem”, conta Cristina.

Ainda segundo Cristina, os animais foram isolados para evitar qualquer tipo de contato . “Estão isoladas sem qualquer contato com outro animal, sendo observadas diariamente sobre o que comem, comportamento, fezes, tudo para ter um parâmetro do bem-estar. Passando a fase de quarentena, elas vão para um recinto maior”.

ONG de Jundiaí (SP), cuida de animais
Animais foram resgatados em Mato Grosso

Depois da quarentena, as onças devem passar por um check-up geral. Só depois disso é que será avaliada a possibilidade de juntá-las com outros animais de idade parecida que vivem na ONG.

Pelo fato dos animais serem filhotes, eles deixam de ser prioridade da ONG. “São muitos os animais que devem ser reabilitados. Infelizmente, a chegada de animais na ONG é constante. Por serem filhotes e chegarem nesse estado, a possibilidade é menor porque estão acostumados à presença humana. Não quer dizer que nunca voltarão, mas deixam de ser prioridade já que existem animais adultos ou jovens e têm maiores chance de retornar. Por questões financeiras e de estrutura, não é possível cuidar de cada um individualmente.”

Resgate

A onça-pintada foi resgatada em uma fazenda em Querência (MT) e estava sob os cuidados da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O animal foi resgatado no início do ano e na época pesava apenas 2 quilos e estava desidratada. A associação acredita que a mãe tenha sido morta.

Já a onça-parda foi resgatada em Paranatinga (MT) depois de ter sido encontrada em uma plantação de cana-de-açúcar sozinha.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>