• Home
  • Baleia jubarte é achada morta em praia no sul da Bahia

Baleia jubarte é achada morta em praia no sul da Bahia

0 comments

Baleia jubarte chegam por volta de junho/julho no hemisfério sul
Baleia encalhou e morreu em praia do sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

O animal que correspondia a uma fêmea adulta de 12 metros de comprimento morreu após ficar encalhada na praia. O caso é o quarto que acontece no litoral sul baiano nos últimos 15 dias.

O primeiro caso ocorreu em Alcobaça, o segundo em Caravelas e outro na Península de Maraú. A baleia ficou presa em um banco de areia, em um local afastado da praia, segundo informações do Projeto Baleia Jubarte.

De acordo com a ONG, os cetáceos costumam visitar o litoral baiano no inverno devido a suas águas quentes. Cerca de 9 mil baleias, segundo biólogos, viajam para o estado por ano. O corpo do animal ficará no local até a decomposição. Caso seja levada pelo mar para outra região do litoral, a baleia será retirada da praia

A baleia jubarte é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz.

Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>