• Home
  • Ativistas pró-direitos animais protestam contra touradas na Espanha

Ativistas pró-direitos animais protestam contra touradas na Espanha

0 comments

Touradas maltratam bois para entretenimento humano
Ativistas pró-direitos animais protestam em Pamplona contra touradas (Foto: Susana Vera/Reuters)

A Festa de San fermín, tradicional evento religioso realizado em homenagem a São Firmino, na cidade Pamplona, consiste em duas partes, o “encierro”, a conhecida corrida de touros pelas ruas da cidade; e o “txupinazo”, momento de aglomeração dos participantes para o estouro de fogos, mas que modernamente se tornou o momento em que as pessoas permanecem nas ruas, regados a uma grande quantidade de álcool.

O evento que explora bois ao forçá-los a correr pela cidade rodeados de milhares de pessoas, é marcado também pelo medo, pois o barulho dos fogos de artifício assusta os animais que aflitos, correm sem destino e ficam vulneráveis a qualquer tipo de situação.

Touradas maltratam bois para entretenimento humano
Ativistas pró-direitos animais protestam em Pamplona contra touradas (Foto: Susana Vera/Reuters)

Diante disso, em Pamplona, pessoas que defendem a causa animal saíram às ruas seminus e com chifres para protestar contra o abuso. Manifestantes quebraram bandeirilhas cheias de pó colorido e cobriram o corpo, para retratar as manchas de sangue que o evento deixa nos animais, que muitas vezes são maltratados ou mortos.

No Brasil são realizados rodeios e vaquejadas, eventos similares que maltratam e assustam bois, para depois matá-los, como parte do entretenimento humano.

Nota da Redação: A medida mais benéfica para os animais seria acabar com eventos como vaquejadas e rodeios no Brasil. Da mesma maneira que há pressão por parte de grupos de proteção animal para que países europeus e latino-americanos acabem com as touradas, os rodeios são, no Brasil, uma amostra desta exploração e da tortura que animais sofrem para o entretenimento humano.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>