• Home
  • Casal de onças suçuaranas é resgatado em Irauçuba (CE)

Casal de onças suçuaranas é resgatado em Irauçuba (CE)

0 comments

Duas onças da espécie suçuarana foram resgatadas nesta quarta-feira (14), pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na zona rural de Irauçuba, interior do Ceará. A espécie está em risco de extinção.

Onças aparecem dentro de jaula antes de serem devolvidas à natureza
PMA resgatou casal de onças suçuaranas em região rural (Foto: Divulgação / PMA)

De acordo com o batalhão, os moradores informaram os policiais sobre os ataques que estavam ocorrendo e solicitaram o resgate das onças. Os animais serão levados para uma unidade do Ibama em Sobral e, logo depois, serão devolvidos à natureza em uma área distante das zonas urbanas.

Segundo as autoridades, as onças estão em bom estado de saúde e não possuem marcas de ferimentos no corpo. “Eles são animais selvagens. Para se defender ou saciar a fome, são capazes de atacar, podendo machucar um ser humano. Recomendamos que não tentem resgatar esses animais, pois há todo um procedimento de cuidado que deve ser tomado”, conta a tenente Luziane Freire. “Eles são animais difíceis de serrem resgatados, são muito ágeis e fogem com facilidade”, afirma.

Para solicitar o resgate de animais selvagens é necessário contatar a Polícia Militar Ambiental através do telefone 190 ou (85) 3101-3545.

Onça suçuarana

Segundo a tenente, as onças suçuaranas são típicas de regiões da caatinga e do serrado, mas não é comum avistar esses animais no Ceará.

Ela também é chamada de onça parda. Seu peso pode chegar a 80 quilos e seu tamanho pode atingir 1,10 metros. Ela se alimenta principalmente de mamíferos de pequeno porte, como roedores, mas também pode caçar animais de médio e grande porte, como cabras e bezerros.

 

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>