• Home
  • Tubarão é encontrado morto em praia de Tramandaí (RS)

Tubarão é encontrado morto em praia de Tramandaí (RS)

0 comments

Animal não tinha sinais de pesca ou violência
Corpo será descartado em aterro sanitário | Foto: Divulgação Brigada Militar

De hábitos noturnos, esse tubarão vive geralmente de forma solitária, mas pode formar grupos. Pelágico, de águas rasas, principalmente em zonas de arrebentação nas praias e dentro de baías de pouca profundidade. Nos meses mais quentes, prefere águas claras e rasas com profundidade entre 2 e 25 m. No Brasil, é comum nas regiões Sudeste e Sul.

De acordo com o Comando Ambiental da Brigada Militar, o animal, da espécie Garcharias-taurus, não tinha marcas de rede, nem sinais de violência pelo corpo.

A fim de investigar a causa da morte, um biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), da UFRGS, foi ao local para examinar o animal, mas como já estava morto, não foi possível resgatá-lo para estudos na instituição.

A prefeitura de Tramandaí informou que irá recolher o corpo do animal e descartá-lo no aterro sanitário do município.

Conforme Comando Ambiental da Brigada Militar, o Tubarão Mangona é comum na costa litoral gaúcho. Ele pode atingir 3,2 metros de comprimento e 159 quilos. Ele é um dos tubarões mais pescados do país e integra a lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de animais ameaçados de extinção.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>