• Home
  • Filhote de peixe-boi ferido em lago é salvo por moradores de Óbidos (PA)

Filhote de peixe-boi ferido em lago é salvo por moradores de Óbidos (PA)

0 comments

Um filhotinho de peixe-boi foi salvo nesta quarta-feira (24) por moradores do entorno do Lago Pauxis, no bairro de Bela Vista, em Óbidos, Pará.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da cidade informou que o animal é uma fêmea de cerca de 20 quilos e 55 cm de comprimento, tendo apenas 4 meses de idade. Ela está com diversos ferimentos pelo corpo.

Animal de 4 meses tem apenas 55 cm de comprimento
Moradores resgataram peixe-boi ferido no Lago Pauxis (Foto: Odirlei Santos/Ascom Prefeitura de Óbidos/Divulgação)

Os moradores avistaram o animal preso em uma rede de pesca na noite de quarta e contataram a secretaria. Após o salvamento, o animal foi levado à sede do Semma, onde recebeu atendimento médico veterinário especializado.

O veterinário que tratou do peixe-boi disse, em entrevista ao G1, que o animal apresenta ferimentos graves, mas está recebendo alimentação adequada e os cuidados necessários. “Há lesões na região dorsal da cabeça e nas nadadeiras, provavelmente causadas pela hélice de alguma embarcação e rede de pesca. Fiz os procedimentos como curativos e limpeza, além da alimentação. O quadro clínico dela é estável”, afirmou Fábio Ordeney.

Peixe-boi tem fermentos graves por todo o corpo
Animal foi resgatado em estado grave (Foto: Fábio Ordeney/arquivo Pessoal)

O veterinário disse ainda que é gratificante ajudar a tratar um animal da espécie, pois acredita que este é o caminho para a preservação dos peixes-boi. “Existem pessoas na nossa sociedade que dedica um tempo da sua vida para resgatar e recuperar esses animais. Nosso objetivo é futuramente pegar esses animais e devolvê-los à natureza para a preservação da espécie”, contou.

Por conta do filhote de peixe-boi ter sido salvo com ferimentos, a prioridade foi levá-lo para receber atendimento. Contudo, a Semma afirmou que uma investigação será feita para descobrir as possíveis razões dos cortes.

 

 

 

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>