• Home
  • Anta é resgatada após passar 3 dias em buraco em Santa Cruz do Xingu (MT)

Anta é resgatada após passar 3 dias em buraco em Santa Cruz do Xingu (MT)

0 comments

Resgate de animal contou com ajuda de 5 homens
Anta é resgatada após passar 3 dias em buraco em MT | Foto: Reprodução

Uma anta que estava presa há três dias em um buraco de lama na zona rural de Santa Cruz do Xingu, no Mato Grosso, foi resgatada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e policiais militares.

O animal, que foi encontrado por moradores no local a 994 km de Cuiabá, foi retirado da lama com o auxilio de 5 homens. O socorro durou aproximadamente uma hora. A anta foi encontrada em uma região de mata próxima de um córrego no assentamento Brasipaiva. A região fica em uma fazenda a 30 km do centro daquele município.

O buraco de aproximadamente 2 metros de profundidade, exigiu que os policiais e fiscais utilizassem enxadas para facilitar a retirada da anta. Segundo a PM, a anta estava debilitada e com ferimentos nas orelhas.

Imagens gravadas durante o resgate mostram o animal tentando sair do buraco sem sucesso, depois de algum tempo consegue se apoiar e sair. Após sair do buraco, a anta vai em direção à região de mata e desaparece da vista dos policiais. A prefeitura afirmou que o animal não foi visto após o resgate.

Anta estava presa há 3 dias
Animal caiu em buraco cheio de lama em Santa Cruz do Xingu (Foto: Leandro Kervalt/Agência da Notícia)

A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. O animal de grande porte pode medir até 2 metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Tem focinho alongado que lembra uma pequena tromba.

Alimenta-se de galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvores, folhas de palmeiras e também frutos como cajá, jamelão e açaí. A anta vive entre a vegetação da floresta e geralmente procura alimento em matas e pastos, ao anoitecer.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>