• Home
  • Veterinários ao redor do mundo se mobilizam para salvar vida de rinoceronte criticamente ameaçado

Veterinários ao redor do mundo se mobilizam para salvar vida de rinoceronte criticamente ameaçado

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Saving The Survivors

Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam plataformas de mídia social como o Twitter para receber atualizações de minuto a minuto sobre as notícias. Não é todos os dias, porém, que um único tweet pode causar um efeito dominó que possibilita o resgate de um rinoceronte de Sumatra gravemente ameaçado chamado Puntung.

O jornalista Adam Welz, da África do Sul, viu uma matéria sobre um dos dois últimos rinocerontes de Sumatra na Malásia e o abscesso facial que ameaçava a vida da fêmea.

Welz sabia que salvar a vida dela tinha um significado crucial. “Quando você está lidando com uma espécie à beira da extinção, cada último indivíduo importa”, afirma.

Existem menos de 100 rinocerontes de Sumatra no mundo e apenas três na Malásia. Depois de ler o artigo, Welz imediatamente entrou em ação e contatou Johan Marais, CEO da Saving the Survivors (STS), uma organização sul-africana sem fins lucrativos que oferece tratamento para animais selvagens ameaçados que são vítimas de caçadores ou sofrem incidentes traumáticos.

Welz colocou a STS em contato com a Borneo Rhino Alliance, onde Puntung vive.

Foto: Saving The Survivors

A Borneo Rhino Alliance já havia tratado o abscesso de Puntung sem sucesso e determinado que ele foi causado por um dente infectado, conforme mostra a National Geographic.

Com a ajuda e coordenação de Zoe Glyphis, da Saving the Survivors, o dentista veterinário Tum Chinkangsadam, da Tailândia, viajou ao local juntamente com o veterinário Abraham Mathew, que tinha a habilidade e o conhecimento para dar uma anestesia extremamente complicada no rinoceronte sem que ele morresse durante o processo.

Os profissionais usaram o aplicativo de mensagens WhatsApp para coordenar a logística da viagem.
“Tudo isso aconteceu em menos de 10 dias. Puntung é um dos três últimos rinocerontes de Sumatra na Malásia. Esta espécie é criticamente ameaçada e é nossa responsabilidade garantir que eles recebam os cuidados que merecem e de que precisam”, enfatiza Glyphis.

Missão Urgente

Foto: Saving The Survivors

O grupo multinacional de veterinários foi ao santuário remoto em Sabah, na Malásia. Primeiro, Mathew colocou Puntung sob anestesia geral. Em seguida, a equipe realizou radiografias dos seus dentes. Chinkangsadam removeu três deles.

Após duas horas do procedimento, Puntung começou a se alimentar novamente e lentamente se tornou mais vocal, “exatamente como um rinoceronte de Sumatra deve ser”, diz Glyphis.

Welz tem esperança de que o sucesso da cirurgia de Puntung ajude a chamar a atenção para a Borneo Rhino Alliance e seus esforços para salvar os rinocerontes de Sumatra. Ele explicou que a ONG está criticamente subfinanciada porque a atenção tem sido focada em animais mais conhecidos, como os elefantes.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>