• Home
  • Operação encontra 30 cavalos com sinais de maus-tratos em SP

Operação encontra 30 cavalos com sinais de maus-tratos em SP

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Cerca de 30 cavalos estavam sem alimentação | Foto: Reprodução/EPTV)

Em uma chácara na zona rural de Mogi Mirim, interior de São Paulo, 30 cavalos foram encontrados sem alimentação e em situação de maus-tratos. O flagrante ocorreu durante uma operação da Guarda Municipal em conjunto com as polícias Civil e Ambiental. O proprietário da chácara estava no local e será autuado.

Os animais foram transportados em um caminhão até sítios de pessoas que demonstraram interesse em adotá-los, segundo informações da Guarda Municipal. Após analisar o estado dos cavalos, o veterinário da Prefeitura, Norival Pazzeto, além de afirmar que o tutor não tinha nenhum cuidado com a higiene dos animais, verificou lesões nos cavalos. Pazzeto irá elaborar um laudo para atestar maus-tratos.

Animais estavam abandonados há meses | Foto: Reprodução/EPTV)

Na opinião do veterinário, o homem não alimentava os animais há bastante tempo: “Eles estão em condições de baixas de nutrição. Sem alimentação, sem água, provavelmente estão assim há seis meses. Para chegar nessa situação, precisa de meses de manejo inadequado, que é o que aconteceu aqui”, disse Norival.

Em 2012, o proprietário da chácara já havia sido autuado por maus-tratos. Agora, além de multa, o homem será indiciado por crime ambiental, segundo Ivo Moraes, tenente da Polícia Militar: “Ele vai responder na esfera criminal também e não só na parte administrativa”,

Seja qual for a motivação, todo e qualquer tipo de violência contra animais é crime: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Além de multa, a lei prevê detenção de três meses a um ano. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Outro caso

Recentemente, em Campinas (SP), a Guarda Municipal encontrou uma ossada de animal em uma das três residências de um coronel aposentado do Exército Brasileiro, de 64 anos. A operação verificou três imóveis do homem, segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. Além disso, pelo menos 60 cães e gatos foram encontrados na casa do idoso no bairro Guarani de Campinas. O homem foi levado ao 1º Distrito Policial por desacato, mas foi liberado após prestar depoimento.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>