• Home
  • Tatu-canastra resgatado em Paraíso (TO) volta para natureza

Tatu-canastra resgatado em Paraíso (TO) volta para natureza

0 comments

Por Janaína Fernandes | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Tatu foi encontrado com ferimentos | Foto: Ney Carneiro/Naturatins/Divulgação

Um tatu-canastra que havia sido encontrado em Tocantins pela Polícia Militar Ambiental na rodovia BR-153, voltou à natureza após receber atendimento veterinário. O animal que é uma fêmea, tem 1,50 metros e pesa 40 kg, segundo o Instituto Natureza de Tocantins (Naturatins).

Encontrada com ferimentos e escoriações, a fêmea estava dentro de uma vala às margens da rodovia, em Paraíso do Tocantins (TO). Para o instituto, as escoriações seriam resultado da fuga do animal de uma gaiola utilizada em seu transporte. De acordo com a supervisora do Naturatins, Grasiela Pacheco, o animal que estava em boas condições, se mostrou muito feliz ao voltar para seu habitat: “O tatu saiu correndo de volta para seu habitat. Foi incrível devolver à natureza este animal tão especial. Fiquei radiante em participar deste momento”, lembrou.

Tatu foi devolvido à natureza após passar por exames | Foto: Ney Carneiro/Naturatins/Divulgação

Extinção

A espécie do tatu-canastra, considerado o maior tatu do mundo, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, corre risco de extinção, devido a procura acirrada de caçadores por sua carne. O tatu faz parte das 207 espécies de animais silvestres ameaçados de extinção na fauna brasileira.

O mamífero tem hábitos noturnos e durante o dia permanece em tocas sob o solo ou cupinzeiros. O tatu canastra recebeu este nome pelo fato de sua grande carapaça lembrar baús utilizados no passado por tropeiros.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>