• Home
  • Estudo mostra que golfinhos são ameaçados pela caça, pesca e canais de irrigação

Estudo mostra que golfinhos são ameaçados pela caça, pesca e canais de irrigação

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Flickr/flickkerphotos

Os golfinhos que habitam o rio Indus na Índia e no Paquistão estão em perigo: a espécie foi listada como ameaçada de extinção “devido a uma redução de 80% na distribuição e uma população altamente fragmentada”.

Alternativamente conhecidos como “golfinhos cegos”, devido à sua visão ruim, eles são geralmente percebidos como uma prioridade de alta proteção por causa de sua “singularidade evolutiva”. Enquanto suas aparências únicas os tornam uma prioridade carismática, eles também são uma espécie emblemática.

Embora algumas revisões do status de proteção da espécie tenham sido publicadas nas décadas de 80 e 90, há muito tempo foi realizada uma atualização sobre seu status (com métodos atualizados). Por isso, um estudo foi conduzido para “fornecer uma atualização e resumo abrangente do que se sabe sobre os golfinhos do Indus hoje”, delinear as principais ameaças que enfrentam e considerar estratégias para progredir.

Para realizar sua revisão, os pesquisadores analisaram diversas décadas de material, incluindo periódicos acadêmicos, relatórios inéditos de governos e ONGs e teses universitárias, além de artigos de jornais e revistas em várias línguas.

Eles descobriram que o status dos golfinhos do Indus é instável e delicado. Sua dispersão histórica é atualmente fragmentada por barragens que dividem o rio Indus em 17 seções e os animais foram expulsos de 10 delas. Isto significa que 99% da população vive em apenas 690 quilômetros do rio.

Também foi revelado que três grandes pesquisas populacionais foram feitas para estimar a abundância de golfinhos no Indus. Segundo os estudos, a subpopulação mais importante de golfinhos (que corresponde a cerca de 70% da população total) vive em apenas 190 quilômetros do rio.

No que diz respeito às ameaças, os golfinhos do Indus são ameaçados pela caça, captura acidental por instrumentos de pesca, aprisionamento em canais de irrigação e poluição da água. Todas essas ameaças são humanas.

Para aqueles que prezam pela proteção dos animais, a pesquisa fornece um quadro de que o status dos golfinhos é problemático, mas talvez as palavras conclusivas vigorosas sejam mais valiosas: “É importante que não nos deixemos paralisar pela falta de certeza sobre algumas ameaças e que a busca por mais informação não se torne o único foco. É essencial que medidas concretas de proteção sejam tomadas imediatamente”.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>