• Home
  • Pesquisa aponta que dieta de neandertais era baseada em vegetais

Pesquisa aponta que dieta de neandertais era baseada em vegetais

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Pasthorizons Adventures in Archaeology

Um novo estudo que analisou o tártaro dentário de três neandertais – dois da Espanha e um da Bélgica – revela que a dieta dos neandertais espanhóis era baseada em vegetais.

Os pesquisadores “analisaram o DNA antigo – de micróbios e detritos de alimentos – preservado no tártaro dentário ou cálculo” de 42 mil a 50 mil anos atrás, com análise adicional das “comunidades microbianas que haviam vivido na boca dos neandertais”, segundo o The Guardian.

Embora Keith Dobney, co-autor da pesquisa, observe que devido ao pequeno tamanho da amostra não há “prova clara e definitiva de que os neandertais na Espanha eram vegetarianos”, os resultados revelam que, embora a dieta do indivíduo belga mostrasse “traços de rinoceronte e lã”, em contraste, o “perfil dietético dos neandertais de El Sidrón era marcadamente diferente”.

De acordo com ele, não havia “sequências que correspondiam a grandes herbívoros ou que sugeriam um alto consumo de carne”, conforme divulgado pelo Clearly Veg.

O artigo acrescenta: “Os neandertais de El Sidrón não mostraram nenhuma evidência de consumo de carne. Em vez disso, eles parecem ter sobrevivido com uma mistura de musgo da floresta, pinhões e um cogumelo conhecido como rachadura de raiz”.

A pesquisa também sugere que há uma potencial “evidência de um comportamento mais sofisticado em termos de conhecimento de plantas medicinais”, já que um dos neandertais espanhóis pode ter usado álamo como um analgésico natural para uma dor de dente.

Dobney acrescentou que “a ideia de que os neandertais eram um pouco simples já acabou há muito tempo, certamente no universo antropológico”.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>