• Home
  • Secretaria de Saúde do Paraná pede que denunciem casos de violência contra macacos

Secretaria de Saúde do Paraná pede que denunciem casos de violência contra macacos

0 comments

Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Arquivo ANPr

O surto de febre amarela no Brasil está fazendo com que pessoas menos informadas matem macacos saudáveis por medo do risco de transmissão da doença aos seres humanos. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná lançou um alerta sobre a situação.

“Precisamos destacar que a febre amarela é transmitida apenas pela picada dos mosquitos – tanto nas pessoas, quanto nos macacos. Entretanto, por viverem em regiões de mata, os primatas costumam ser os primeiros infectados e, dessa maneira, assumem um papel importante de sentinelas, indicando a presença do vírus na região”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira ao jornal local Bonde.

Segundo a superintendente, a morte desses primatas devem sempre ser informadas à Secretaria da Saúde do município ou serviço de saúde, para que uma investigação seja feita sobre o caso. “Assim como o ser humano, eles também são vítimas. A identificação da doença nos macacos ajuda no desenvolvimento de estratégias para evitar a propagação da febre amarela no meio urbano. A população precisa saber disso, ficar atenta e sempre denunciar. A presença do animal morto deve sempre ser comunicada ao serviço de saúde mais próximo”, diz.

Além de informar aos serviços de saúde, é preciso denunciar casos de violência contra animais. O crime de maus-tratos a animais está previsto no Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998  da Lei de Crimes Ambientais e na Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

A denúncia pode ser feita em qualquer órgão de segurança pública, como guarda municipal, polícia militar ou polícia civil.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>