• Home
  • Cães abandonados na UFES serão resgatados e castrados após acordo

Cães abandonados na UFES serão resgatados e castrados após acordo

0 comments

Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Acordo pretende resgatar e castrar os cães abandonados na UFES (Foto: Divulgação / Janete de Sá)

Os cães abandonados no campus de Goiabeiras na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, serão resgatados e castrados graças a um acordo fechado nesta quarta-feira (08), de acordo com a CPI dos maus-tratos a animais da Assembleia Legislativa.

Em uma reunião entre a CPI com a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes), os representantes da UFES, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória e a Polícia Ambiental o acordo foi fechado.

De acordo com a CPI, a UFES se comprometeu a autorizar a polícia a fazer a captura dos animais que estiverem em local de difícil acesso. O resgate vai contar com a supervisão da Sopaes. Ainda de acordo com a CPI, o município de Vitória assumirá a assistência veterinária e a castração dos animais.

As entidades ainda irão definir como colocarão o acordo em prática e qual será a destinação dos animais após a esterilização. Há uma discussão em torno da destinação, uma vez que a Sopaes defende que os animais retornem ao Campus, mas os representantes da academia afirmam que não é um local adequado para mantê-los.

“Retornar esses animais para o campus é uma forma de proteger a própria Ufes da entrada de novas matilhas, pois os cães que lá habitam impedem a entrada de novas matilhas. Nós vamos tentar sensibilizar a universidade para que firme uma parceria com as entidades protetoras de animais para que façam a curadoria dos mesmos”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá ao G1.

Uma nova reunião da CPI foi marcada para o dia 4 de abril, no Plenário Rui Barbosa, localizado no Pilotis da Ales, para voltar a discutir da questão.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>