• Home
  • Operação resgata mais de 1300 animais selvagens do tráfico

Operação resgata mais de 1300 animais selvagens do tráfico

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Dreamstime

Uma investigação de três semanas resultou em mais de 1300 animais resgatados do tráfico em todo o mundo, segundo um líder de uma organização internacional que a prática.

“O crime contra a vida selvagem é um fenômeno mundial”, disse Sheldon Jordan, chefe da organização responsável pela proteção da vida selvagem do Environment Canada e presidente do grupo de combate a crimes contra a vida selvagem da Interpol, a agência internacional que coordena a aplicação da lei.

“Somos todos países de destino, mas todos nós somos países fontes”, acrescentou.

Ao trabalhar com a aplicação da lei em 43 países, o grupo da Jordânia montou a Operação Thunderbird, que ocorreu entre 30 de janeiro e 19 de fevereiro.

Em uma reunião ocorrida em Nova York (EUA), Jordan explicou que a operação foi projetada para fornecer um instantâneo do que estava acontecendo no comércio de animais selvagens e produtos florestais.

Até agora, as investigações prenderam 89 pessoas que receberam penas de prisão que variam desde dias a sete anos.
No Canadá, foram encontradas peles de ursos polares e outros animais, assim como marfim de morsa.

Já marfins de elefante foram descobertos a caminho do país, assim como centenas de quilos de partes de tubarão.
A lista de outros países inclui 60 toneladas de madeira, 4700 aves, 100 gatos selvagens – incluindo jaguares e ocelotes – e 1240 répteis. Os investigadores encontraram 25 toneladas de carne e partes de animais selvagens e mais de 37 mil partes e derivados de animais processados.

De acordo com o The Star, Jordan esclareceu que a Operação Thunderbird foi realizada principalmente para reunir informações sobre investigações que já estavam em andamento.

“Reunimos o mundo e relamos o que estávamos fazendo em relação aos crimes contra a vida selvagem por três semanas”, revelou.

Mesmo sem esforços especiais, cerca de US$ 6 milhões em carregamentos ilegais foram encontrados durante esse período.

“Isso dá um pouco do gostinho do que estava acontecendo durante um período de três semanas. Este é apenas um instantâneo do que estava ocorrendo”, acrescentou Jordan.

Um relatório da ONU sugere que o montante gerado pelo comércio de produtos silvestres e silvícolas em todo o mundo é de mais de US$ 1 bilhão por ano.

A prática está em quarto lugar na lista de crimes organizados, atrás apenas do tráfico de drogas, fraude e tráfico de seres humanos.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>