• Home
  • Macaca cega desde a infância tem vida transformada após passar por cirurgia

Macaca cega desde a infância tem vida transformada após passar por cirurgia

1 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto; 41 Action News/KSHB

Uma macaca gibão, que é cega desde sua infância, recebeu o dom da visão graças a veterinários de Kansas, no Estados Unidos, que realizaram a cirurgia de catarata que mudou sua vida.

Booger é uma macaca de dois anos que será capaz de ver pela primeira vez em anos após passar por uma operação rara para restaurar a visão em Manhattan.

A cirurgia bem-sucedida foi realizada pela primeira vez por oftalmologistas veterinários na Universidade Estadual de Kansas. Booger deve enxergar após algumas semanas de recuperação.

Foto; 41 Action News/KSHB

A macaca vive em Monkey Island, em Greenwood, no Missouri, um santuário de animais administrado por sua tutora Dana Saverelli, que disse que a icterícia causou a catarata de Booger e, posteriormente, sua cegueira.

O santuário de Saverlli abriga alguns gibões, que é uma espécie de macacos menor, encontrada geralmente nas florestas densas do sul da Ásia e que permanece acima das árvores.

Eles são esbeltos, ágeis e possuem longos braços, perfeitos para se balançarem nas árvores.

Foto: Facebook, Dana Savorelli

As cirurgias de catarata em primatas são extremamente raras. Em animais, elas são principalmente realizadas em gatos e cães, segundo o Daily Mail.

“Podemos realmente ver o desenvolvimento de catarata especificamente quando observamos gibões e primatas não humanos ou ‘exóticos’ retirados de seus habitats selvagens e trazidos para um habitat domesticado. Ela tinha ido além de ter uma catarata completa ao ponto onde seu corpo estava realmente começando a reagir à catarata e essencialmente se consumindo”, explica Jessica Meekins, que realizou a cirurgia.

Foto: Facebook, Dana Savorelli

A catarata é uma condição médica em que a lente do olho torna-se progressivamente opaca, provocando uma visão turva. Ela se desenvolve lentamente ao longo dos anos e o principal sintoma é a visão desfocada.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>