• Home
  • Trump suspende inclusão de abelhas na lista de espécies ameaçadas

Trump suspende inclusão de abelhas na lista de espécies ameaçadas

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Dan Mullen / Flickr

As proteções federais para as primeiras espécies de abelhas a serem listadas como “ameaçadas de extinção” na parte continental dos EUA foram bloqueadas um dia antes de entrarem em vigor.

A suspensão é resultado de uma ordem executiva do presidente Donald Trump, que barrou temporariamente quaisquer regulamentos aprovados pelo presidente Barack Obama que ainda não tinham começado a vigorar.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA anunciou em janeiro que estava colocando as abelhas mamangabas na lista de espécies ameaçadas. A abelha, que é nativa do Centro-Oeste e da Costa Leste e é fundamental para a polinização de culturas, perdeu 90% da área em que habitava nos últimos 20 anos.

Em 2016, a agência governamental havia adicionado sete outras espécies de abelhas, todas do Havaí, à lista.

Uma listagem de espécies ameaçadas significa que certas proteções são aplicadas aos animais. Eles não podem ser caçados e seus habitats críticos não podem ser degradados, por exemplo. Agora, as mamangabas estão em um limbo no qual não podem permanecer por muito tempo.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem disse em um aviso do Federal Register que iria postergar a data de entrada das abelhas na lista até 21 de março, de acordo com a Associated Press.

O Conselho de Defesa de Recursos Naturais está “explorando todas as opções, incluindo litígios”, disse Rebecca Riley, advogada do conselho, à The Verge.

“Esta abelha está em perigo crítico, é uma das espécies mais ameaçadas nos Estados Unidos. A abelha não pode esperar. Ela precisa das proteções da Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção e necessita delas agora”, completou.

O movimento para congelar a listagem das abelhas é apenas o mais recente relacionado às espécie em vias de extinção no país. No mês passado, alguns republicanos apresentaram um projeto de lei na Câmara para mudar a Lei de Espécies Ameaçadas de forma que prejudicaria a lei e as proteções concedidas aos animais que correm risco de desaparecer para sempre.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>