• Home
  • Estudo analisa impactos da poluição sonora sobre animais marinhos

Estudo analisa impactos da poluição sonora sobre animais marinhos

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Crown

Cientistas analisaram as orelhas de baleias mortas para verificar como os ruídos subaquáticos produzidos pelo homem afetam os mamíferos marinhos.

As amostras tiradas de baleias-piloto de barbatanas longas que morreram em encalhes de massa na Escócia, em Fife ,em 2012 e, em Skye, em 2015, foram examinadas em um novo estudo.

A equipe disse que havia “uma necessidade urgente” de desenvolver métodos para avaliar o impacto de sonares de alta intensidade e de outros sons que impactam baleias e golfinhos.

Eles acreditam que o método utilizado pode orientar pesquisas futuras. Os estudiosos do Scottish Marine Animal Strandings Scheme trabalharam com a cientista Maria Morell na pesquisa publicado no Scientific Reports.

Os especialistas examinaram as orelhas internas das baleias mortas. Os órgãos foram removidos durante os exames post mortem e preservados.

Foto: Rob Stewart

A microscopia eletrônica de varredura (SEM) foi aplicada nas orelhas internas para detectar traumas acústicos, que são danos causados por excesso de exposição a ruídos.

No trabalho, os cientistas apontaram que a SEM foi um método útil para detectar esses danos e recomendaram a realização de novas investigações.

Os encalhes envolvidos no estudo tinham um grande número de baleias-piloto que passaram por dificuldades em águas rasas.
Vinte e uma baleias morreram em uma encosta rochosa entre Anstruther e Pittenweem em Fife em setembro de 2012.

O encalhe na praia de Broyeg em Skye, em junho de 2015, envolveu 22 baleias. Sete dos animais morreram ou tiveram a morte induzida porque estavam em perigo e não podiam ser salvos.

Uma fêmea grávida estava entre os animais que morreram. Houve esforços de voluntários e da guarda costeira para salvar os animais, mas que se revelaram ineficazes, segundo a BBC.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>