• Home
  • Senado deve votar PEC que legaliza vaquejada na próxima terça-feira

Senado deve votar PEC que legaliza vaquejada na próxima terça-feira

0 comments

Por Giovanna D’Amico | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Vaquejada no Nordeste
Laudo feito na USP comprova que a forma como os animais são derrubados em vaquejadas causa forte impacto na coluna vertebral dos bezerros | Foto: Divulgação / Uol notícias

O Plenário do Senado deve votar na próxima terça-feira (14), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas e dos rodeios. Na última quinta-feira (9) o Plenário encerrou a discussão em primeiro turno da PEC.

A PEC 50 prevê que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que exploram animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. A condição para isso é que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais.

Entretanto, o sofrimento e a crueldade contra os animais durante esse tipo de evento foi por diversas vezes comprovada. Os animais que são colocados ali passam por um alto nível de estresse enquanto estão enfileirados, amontoados, esperando para serem derrubados. Além de inúmeros acidentes, como a extração forçada do rabo de bois, e lesões irreparáveis tanto nos bois quanto nos cavalos, que claramente qualificam maus-tratos.

Essa lei visa, antes da preservação da vida, o lucro, já que é extremamente vantajosa a preservação de eventos do gênero.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>