• Home
  • Autoridades resgatam aves exploradas em rinhas de galo durante operação em Itabira

Autoridades resgatam aves exploradas em rinhas de galo durante operação em Itabira

0 comments

Reprodução/Átila Lemos
Reprodução/Átila Lemos

Militares do 4° Pelotão de Meio Ambiente de posse de uma ordem judicial expedido pela MM. Juíza de direito Cibele Mourão Barroso de Oliveira compareceram na última sexta-feira (16) na Rua Prefeito José Eliziario Barbosa, na Vila São Joaquim, em Itabira (MG), para cumprir um mandado de busca e apreensão.

No local, havia denúncias de que um homem de 74 anos e outros dois estariam promovendo rinha de galo e outros maus-tratos aos animais. Ao chegarem acompanhados de testemunhas, militares realizaram buscas no pavimento superior da residência onde foi localizado uma pequena estrutura feita de madeira com pequenas gaiolas sujas e escuras todos os animais com sinais de maus tratos por consequência de terem participado possivelmente de brigas.

Os animais estavam com marcas na cabeça e outras partes do corpo. Foram encontrados mais seis animais no terraço do imóvel, sendo que dois estavam em gaiolas pequenas de ferro de maneira que não pudessem se locomover; esses também estavam machucados. Outros quatro galos estavam amarrados pelas penas com barbantes curtos provocando lesões.

Os militares se aprofundaram nas buscas e encontraram um carpete e placas almofadas que são usadas para servir de arena para pratica das brigas de galos. Eles também localizaram também  buchas, esporas de aço, esporas de acrílico, biqueiras de aço, transportadores de galos e vários outros equipamentos utilizados em rinhas.

Reprodução/Átila Lemos
Reprodução/Átila Lemos

Os animais foram submetidos à tosa das penas da cabeça, pescoço, peito. Foram encontrados ainda algumas penas que foram arrancadas inteiras das aves. Os PMs acharam um instrumento rotatório usado para exercícios e fortalecimento dos membros inferiores dos galos, vidros de remédios injetáveis usados nos animais após participarem de lutas em muitos casos quando saem feridos.

Os policiais procuram os outros participantes cúmplices do homem de 74 anos que assumiu a responsabilidade pelos galos e materiais encontrados.

Durante as buscas foram encontrado mais 39 pintinhos e uma galinha em um local não adequado. No mesmo momento em que se cumpria o mandado em Itabira, outra equipe de militares compareceu em Ipoema, distrito da região. Em cumprimento de mandado ninguém foi encontrado, mas, com testemunhas, policiais serraram a corrente da porta e realizaram buscas encontrando dentro de um buraco na parede de tijolo um cartucho intacto calibre 32. Dentro de um galinheiro foi observado um objeto de metal com ponta utilizado como fisga e usado para matar animais.

Os PMs deram voz de prisão ao homem que foi levado para a Delegacia de Policia Civil juntamente com todos os materiais localizados.

Fonte: Átila Lemos

 

 

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>