• Home
  • Califórnia pode voltar a proibir o comércio de foie gras

Califórnia pode voltar a proibir o comércio de foie gras

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/StopGavage
Reprodução/StopGavage

A Califórnia (EUA) proibiu as vendas de foie gras em 2012 em resposta à crueldade inerente à produção deste produto, durante o qual os trabalhadores repetidamente forçam tubos pelas gargantas das aves e bombeiam até quatro quilos de grãos e gordura para que elas adoeçam e seus fígados aumentem.

Depois que a proibição entrou em vigor, um grupo de restaurantes, a empresa Hudson Valley Foie Gras e outros processaram o estado para invalidar a lei, argumentando que era estavam de acordo com a Lei de Inspeção de Produtos de Avicultura (PPIA).

Em 2015, um juiz federal revogou a proibição, o que significa que os restaurantes da Califórnia estavam livres para servir foie gras novamente. O Estado apelou e recentemente o Tribunal de Apelações dos EUA realizou o nono circuito para ouvir os argumentos orais.

Durante a audiência, o juiz Harry Pregerson – um membro do comitê de três juízes que analisou o caso – afirmou explicitamente que a produção de foie gras é “absolutamente cruel”.

Ele refutou o argumento usado para derrubar a proibição. Referindo-se a patos e gansos criados para o foie gras, declarou: “[Eles] são tratados cruelmente. Você tem que abrir suas bocas, enche um dispositivo e enfia em suas gargantas obstruindo-as de modo que afete seus fígados. Os fígados ficam inchados”.

Quando o Estado argumentou que o PPIA não se aplica a “como um pássaro foi alimentado bem antes de chegar ao matadouro”, Pregerson, disse: “Não só como o pássaro é alimentado, mas é como o pássaro é cruelmente alimentado. É disso que se trata”.

“Mas você acha que o pato gosta disso? Eles têm que pegar o pato e segurá-lo. E prender uma coisa na sua garganta”, adicionou.

As fortes declarações do juiz Pregerson ecoam os pensamentos de toda pessoa amável e de toda organização humana no mundo. Elas inspiram a confiança de que a proibição do foie gras da Califórnia será restabelecida, e assim que isso ocorrer, outros estados devem seguir  esse exemplo, informou a PETA.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>