• Home
  • Suspeitos de caçar passarinhos são detidos em Mogi das Cruzes (SP)

Suspeitos de caçar passarinhos são detidos em Mogi das Cruzes (SP)

0 comments

Foto: Reprodução / TV Diário
Foto: Reprodução / TV Diário

Quatro homens foram detidos pela Polícia Militar no último domingo (27), no Brejinho de César de Sousa, em Mogi das Cruzes. Eles são suspeitos de caçar passarinhos na área. A ocorrência será registrada no 1º Distrito Policial.

Os policiais foram acionados pelo veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite que estava no local, fazendo a observação de aves. Segundo Leite, por volta das 7h30, ele viu os suspeitos que estavam com gaiolas e alçapão. “Eles já tinham capturado duas aves, uma colerinha e um bem-te-vi, e tinha três aves de ‘chama’ que são usadas para atrair outros pássaros com o seu canto”, explica o veterinário. Ele reforça a importância de combater a ação de caçadores, denunciando à polícia quando houver o flagrante deste tipo de ação.

Brejinho
O lugar tem recebido amantes da observação de pássaros. Os observadores usam roupa camuflada, botas e até o canto do pássaro gravado para tentar atrair as aves. O equipamento fotográfico é utilizado pelos observadores para o registro dos pássaros na natureza.

O grupo costuma se reunir aos finais de semana para admirar as aves no Brejinho de César de Sousa e já encontraram espécies raras. “O caboclinho do chapéu cinzento é uma ave ameaçada de extinção e com aparecimentos raros no Estado de São Paulo. Por isso, ele atrai observadores de várias partes da região”, afirma o veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite.

O caboclinho aparece nos registros pessoais feitos pelo veterinário. O tom acinzentado na cabeça é que lhe rendeu o apelido e quando ele aparece, vira o alvo de todas as lentes. A ave é migratória e muda do Sul do País para a região Centro-Oeste e depois volta. Antes de ser visto em Mogi das Cruzes, o pássaro já tinha sido registrado em outras cinco cidades. A ave é ameaçada de extinção. “A extinção ocorre por perda de habitat de áreas iguais a essa do brejinho e também por causa da caça”, explica Leite.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>