• Home
  • Veterinários viajam centenas de quilômetros para cuidar de gorilas doentes e feridos por caçadores

Veterinários viajam centenas de quilômetros para cuidar de gorilas doentes e feridos por caçadores

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Care2
Reprodução/Care2

Gorilas só existem na natureza africana. Os gorilas-das-montanhas, uma entre quatro subespécies, vivem na África central em grandes altitudes nos parques nacionais que abrangem Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo (RDC). Existem apenas cerca de 900 gorilas-das-montanha na natureza.

Há algumas décadas, os gorilas-das-montanhas estavam à beira da extinção. Hoje, graças a um grupo de veterinários dedicados e cientistas conhecidos como Gorilla Doctors, eles são a única população de grandes primatas que tem registrado crescimento, de acordo com Mike Cranfield, co-diretor do Gorilla Doctors.

“Eles estão aumentando em 4% ao ano, que é o máximo que poderiam. Isso é tão rápido quanto o crescimento da população humana. Os veterinários são responsáveis por 50% desse crescimento ou 2% ao ano”, disse ele.

Os veterinários de animais selvagens da organização, que são quase todos africanos, formam as equipes que fornecem os cuidados emergenciais aos gorilas gravemente feridos e doentes no mundo, de acordo com Kristen Gilardi, co-director da organização. Eles também cuidam de jovens gorilas resgatados de caçadores.

Os profissionais caminham na natureza para monitorar e tratar gorilas habituados à presença de seres humanos. Eles viajam centenas de quilômetros a cada ano para monitorar e cuidar de mais de 500 gorilas-das-montanhas.

Os parques onde os animais vivem estão rodeados por algumas das áreas mais densamente povoadas da África. A atividade humana perto e dentro dos parques, incluindo a caça, a perda de habitat e doenças ameaçam a sobrevivência da espécie.

Como os gorilas compartilham 98,5% de seus genes com seres humanos, os cientistas que os monitoram acreditam que as maiores ameaças à sua saúde são doenças infecciosas transmitidas pelos humanos, particularmente infecções respiratórias.

Para protegê-los de doenças transportadas por seres humanos, o Gorilla Doctors fornece cuidados de saúde preventivos para os trabalhadores dos parques e para suas famílias. Em 2015, cerca de 2200 pessoas que vivem e trabalham dentro dos parques e na região receberam auxílio da organização, segundo o Care2.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>