• Home
  • Saiba como descobrir se o cachorro está acima do peso

Saiba como descobrir se o cachorro está acima do peso

0 comments

Divulgação
Divulgação

A obesidade canina é um problema que atinge cerca de 30% dos cães no Brasil. Este índice é crescente e merece atenção, pois o excesso de peso pode desencadear uma série de doenças caninas. É importante que os tutores saibam identificar se tem um cachorro obeso ou acima do peso para tomar providências que possam reverter este quadro. Tente identificar abaixo qual das alternativas mais se assemelha com seu animal, se a resposta for G a I, seu cão pode estar acima do peso.

(a) Você consegue ver à distância a coluna, costelas, ossos do quadril e patela do animal. Nota evidente perda de massa muscular, sem a existência de gordura corporal.

(b) Você consegue ver com facilidade as estruturas ósseas do cão como costelas, vértebras na lombar, quadril e outros ossos. Sente com os dedos que existe uma perda pequena de massa muscular e que não há gordura corporal.

(c) Quando você toca seu animal de estimação, consegue sentir facilmente as costelas e não identifica gordura. Percebe que os ossos da região pélvica começam a ficar mais visíveis, assim como a cintura e ainda nota concavidade na parte abdominal.

(d) Ao palpar seu cão, você consegue identificar as costelas e percebe uma pequena camada de gordura. Quando olha o animal de cima, identifica com facilidade a cintura e uma concavidade abdominal.

(e) Quando você toca seu cachorro nota a presença de gordura, mas não em excesso e consegue identificar as costelas. Ao ver o animal de lado, percebe o abdômen retraído.

(f) Percebe que as costelas podem ser identificadas com o toque mesmo com uma cobertura excessiva de gordura. Ao ver o cão de cima, consegue identificar a cintura, mesmo que não muito aparente e nota uma concavidade abdominal.

(g) Você tem dificuldade para identificar as costelas ao tocar no cão, pois ele tem uma densa cobertura de gordura. Nota a presença de gordura na lombar, base da cauda e não consegue identificar a cintura.

(h) Não consegue sentir as costelas quando toca, pois existe uma densa camada de gordura. Não identifica a cintura, nem concavidade abdominal e percebe a existência de muita gordura na lombar e cauda.

(i) Você nota a presença de depósitos de gordura sobre o tórax, espinha, base da cauda, pescoço e membros. E percebe uma distensão abdominal.

Animais castrados tem maior predisposição a obesidade. Procure rações próprias para animais castrados ou rações light pois elas conferem quantidade ideal de proteínas e vitaminas que o animal precisa, com redução da quantidade de carboidrato e gordura.

Fonte: Pet Lovers

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>