• Home
  • Cachorros enxergam o mundo em azul e amarelo

Cachorros enxergam o mundo em azul e amarelo

0 comments

Divulgação
Divulgação

Você tem a sensação de que seu cão persegue com mais vontade e desenvoltura aquela bolinha azul do que aquele brinquedinho vermelho? Talvez você tenha razão.

Entender em que cores os animais enxergam foi, por anos, um desafio para ciência. E, hoje, as respostas já podem nos ajudar a escolher brinquedos que os atraiam mais, a orientá-los durante provas esportivas e até a entender alguns sustos ou interesses repentinos no meio do quintal.

Por décadas se acreditou que cães eram monocromáticos, enxergavam apenas em tons de cinza, como golfinhos e baleias. Hoje, sabemos que não: cães distinguem cores, mas em número menor do que nós.

A maior parte das descobertas foi feita na Universidade da Califórnia. E a explicação está numa variedade menor de cones, as células fotorreceptoras da retina. Nos cães só há cones sensíveis ao amarelo e ao azul.

O que isso significa? Que, em um quintal gramado, um brinquedo vermelho desaparecerá das vistas do animal, porque ele enxergará tanto a grama como o brinquedo em tonalidades de amarelo.

Vale o mesmo para maçãs verdes e vermelhas: aos olhos caninos, elas são ambas amareladas. Já o arco-íris não tem sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), mas três (amarelo em três tons, cinza e azul em dois tons).

Pense nisso em sua próxima visita ao pet shop.

Fonte: Paraíba

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>