• Home
  • Jacaré-do-pantanal é resgatado em chácara de Hortolândia (SP)

Jacaré-do-pantanal é resgatado em chácara de Hortolândia (SP)

0 comments

Divulgação
Divulgação

A aparição de um jacaré-do-pantanal de 1,87 metro e 40 quilos na lagoa de uma chácara no Jardim Santa Esmeralda, em Hortolândia (SP), mobilizou uma equipe de biólogos, veterinários e protetores da vida selvagem desde o último domingo. Na tarde de quarta-feira, o animal foi resgatado depois de três dias de tocaias e muita paciência. Natural do Pantanal, o réptil, segundo especialistas, provavelmente foi abandonado após ter sido trazido por traficantes de animais silvestres.

Chico, como foi apelidado, teve sorte porque a proprietária da chácara demonstrou preocupação com a preservação do animal e acionou o Grupo Resgate Animal, uma equipe composta pelo veterinário Roberto Stevenson, pelo biólogo Cristiano Marques Barbosa, entre outros voluntários, que atuam no resgate e proteção da vida selvagem.

O biólogo diz que a espécie é dócil e se esconde ao se sentir ameaçada e perceber a presença de humanos. Mas, nem por isso, a população deve tentar fazer o resgate. “Eles são tranquilos, mas o manejo feito por pessoas despreparadas é perigoso”, afirma Barbosa.

Além disso, explica Stevenson, não basta resgatar o animal, é preciso acomodá-lo em local apropriado até que possa ser reintegrado à natureza, se for o caso. Por isso, o grupo acionou Marcia Rodrigues, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na manhã desta quinta-feira (3), a reportagem acompanhou a transferência do réptil para o Parque Ecológico de Paulínia. Como ele não é um animal nativo, não pode ser solto nas matas da região para não provocar um desequilíbrio ambiental, já que disputaria território e alimento com o jacaré-do-papo-amarelo.

Essa é a segunda vez em um ano que um jacaré pantaneiro aparece na mesma propriedade, localizada próximo a um córrego que deságua no Rio Capivari.

Fonte: Paulínia News

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>