• Home
  • Obras do Hospital Público Veterinário são entregues em Porto Alegre (RS)

Obras do Hospital Público Veterinário são entregues em Porto Alegre (RS)

0 comments

Divulgação
Divulgação

As obras do primeiro Hospital Público Veterinário de Porto Alegre (RS) foram entregues na tarde desta quarta-feira (19). Localizada na parada 19 da Lomba do Pinheiro, a obra da Unidade de Saúde Victoria, vinculada à Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais), atenderá animais de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda.

Construído com recursos de doações privadas, a unidade terá blocos cirúrgicos, consultórios, UTI, áreas para quimioterapia, fisioterapia e banco de sangue, além de farmácia, ambulatório, e sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. Parte dos equipamentos já estão chegando ao local.

O prédio será um diferencial na cidade, conforme disse o prefeito José Fortunati. “Não se trata apenas de um prédio. Ela será um referencial para o Brasil e para a América Latina, pois representará um salto de qualidade não só para bem-estar dos animais mas para a saúde pública e, acima de tudo, para uma sociedade melhor”, destacou.

Fortunati lembrou das dificuldades enfrentadas desde o início do projeto, e, também do apoio que recebeu, como o do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, da promotora de Justiça Especializada, Anelise Stifelman, das cuidadores e de toda a comunidade. “Esta obra avançou com a força de toda a comunidade, e principalmente pelo gesto de grandeza do nosso doador”, disse, referindo-se a Alexandre Grendene, que esteve representado pela esposa, Nora Teixeira.

Emocionada, a primeira-dama, deputada Regina Becker, idealizadora do projeto, agradeceu às inúmeras pessoas envolvidas, desde o início do processo. “Tivemos parceiros fundamentais, como a doutora Anelise, o prefeito Bonatto, a equipe da Seda, as protetoras e a empresa construtora desta obra, cujo projeto recebeu hoje um grande prêmio”, revelou. O projeto de autoria do arquiteto Rodrigo Souza recebeu nesta manhã, em São Paulo, o destaque de melhor Edifício Público de Saúde, no 13º Prêmio de Arquitetura Coorporativa Brasileira.

Regina Becker fez um agradecimento especial ao casal Nora e Alexandre Grendene, pela doação dos recursos. “Eles entenderam que este era um trabalho desafiador e que teria continuidade. Foi um voto de confiança nessa inciativa que deve estar funcionando no final de novembro”, anunciou. “Vamos abrir com parte dos equipamentos já montados, dando início a um trabalho de amor e solidariedade. Entendemos que uma cidade não é uma cidade verdadeiramente se não for inclusiva, para todos, seres humanos e animais.”

Unidade de Saúde Animal Victória
Localizada na Lomba do Pinheiro, na área da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais), a Unidade atenderá animais em situação de rua e de tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Iniciada em abril de 2016, o projeto assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza recebeu investimentos superiores a R$ 7 milhões através de doação. Este valor contempla cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, laboratório ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. A USA também terá salas para reuniões, copa e refeitório.

A Unidade de Saúde Animal Victória fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, Parada 19 da Lomba do Pinheiro. A partir de agora terão início as próximas etapas para o início efetivo de atendimento da Unidade, como a licença de instalação (habite-se), que será fornecida pela prefeitura de Viamão; a aprovação do plano contra incêndios; e a definição do modelo de gestão, ainda em análise pelo Grupo de Trabalho criado pela PMPA. Esta decisão está entre as opções de parceria com instituições de ensino ou gestão própria.

Fonte: Plantão RS

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>