• Home
  • Diminuição da temporada de gelo no Ártico ameaça 19 populações de ursos polares

Diminuição da temporada de gelo no Ártico ameaça 19 populações de ursos polares

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Alexandra Beier/Getty Images
Foto: Alexandra Beier/Getty Images

Um novo estudo da Universidade de Washington (EUA) revelou que o encurtamento da temporada de gelo marinho no Ártico, causado pelas mudanças climáticas, deve prejudicar 19 populações de ursos polares que vivem na região.

Publicada na revista The Cryosphere, a pesquisa sugere que o degelo precipitado no início da primavera e as camadas de gelo do outono podem impactar negativamente a alimentação e reprodução dos animais.

“Essas transições entre primavera e outono estão relacionadas ao habitat disponível para os ursos se alimentarem”, explicou Kristin Laidre, pesquisadora do Centro de Ciência Polar da UW e coautora do estudo em comunicado para a imprensa.

“Esses períodos também estão vinculados à época de reprodução quando os ursos encontram companheiros e quando as fêmeas saem de suas tocas com muitos filhotes pequenos após ficarem sem comer durante meses”, acrescentou.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 35 anos de dados de satélite fornecidos pela NASA. Os dados mostram a concentração de gelo marítimo todos os dias no Ártico. Os pesquisadores descobriram que os dias com camadas de gelo disponíveis para as populações de ursos polares no Ártico diminuíram para uma taxa de sete a 19 dias por década entre os anos 1979 e 2014.

Além disso, foi revelado que o derretimento do gelo na primavera tem ocorrido de três a nove dias mais cedo durante esse período, enquanto a formação das camadas de gelo ocorre três a nove dias mais tarde do que o registrado anteriormente, informou o Nature World News.

O gelo marinho do Ártico é considerado a “plataforma vital” dos ursos polares. Quando a luz do dia aparece e aquece a região durante a primavera, as camadas de gelo diminuem. Durante o outono, a temperatura cai mais uma vez, favorecendo o aparecimento do gelo. Os ursos polares passam a maior parte do inverno e da primavera circulando por essas camadas à procura de alimento.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>