• Home
  • Foca pede ajuda de humanos para escapar da morte

Foca pede ajuda de humanos para escapar da morte

0 comments

Por Leandra Jones/Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Canigattiand
Reprodução/Canigattiand

Uma família que passeava de barco em Vancouver, no Canadá, teve uma grande surpresa ao encontrar uma foca a bordo. Num primeiro momento, ninguém entendeu o motivo da estranha visita, mas algum tempo depois compreenderam que, na verdade, a foca tentava escapar de um grupo de orcas que a seguia. As orcas aguardaram o retorno da foca ao mar por alguns minutos, cercando o barco.

Um vídeo registrando o acontecimento já conta com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube. É possível perceber o olhar apavorado da pequena foca que implora a ajuda dos ocupantes do barco, filmando toda a cena. O animal tentou algumas vezes retornar à água, mas teve que recorrer de novo ao barco para não ser capturada pelas orcas. No vídeo é possível ouvir um dos passageiros dizendo fique aí e não se atreva a sair do barco.

É incrível que uma foca tenha justamente procurado abrigo confiando cegamente em seres humanos – um risco enorme, pois trata-se de um animal muito procurado nos países vizinhos do Canadá. É desolador saber que a caça às focas representa o maior e mais cruel massacre de animais marinhos no mundo: aproximadamente 500 mil focas são mortas a cada ano, principalmente filhotes, esfolados vivos para a extração da pele e do óleo.

Rico em Ômega 3, o óleo é usado largamente na produção de medicamentos e suplementos naturais para o consumo humano e para a indústria veterinária, que o utiliza para o treinamento de cavalos de corrida. A foca sortuda encontrou seres humanos que, ao contrário disso tudo, não eram caçadores sem escrúpulos e estavam dispostos a ajudá-la. O vídeo capta os comentários dizendo que a foca era perseguida por 12 orcas. Algumas vezes chegou a perder o equilíbrio, ficando aterrorizada.  Mas felizmente, a foca conseguiu refugiar-se no barco, permanecendo a bordo cerca de 45 minutos, até que as orcas desistissem da caça. É a experiência mais intensa que já tive, adoro a natureza, e esta foca teve realmente muita sorte, disse um dos passageiros do barco.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>