• Home
  • Cães de rosto achatado sofrem com sérios problemas de saúde

Cães de rosto achatado sofrem com sérios problemas de saúde

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: iStock
Foto: iStock

Veterinários advertem futuros tutores de cães sobre o bem-estar de raças de rosto achatado.

Pugs, bulldogs, bulldog francês e shi-tzus têm sido bastante procurados pelos narizes achatados e olhos grandes, apesar de diversos problemas de saúde serem causados por essas mesmas características.

A Associação Veterinária Britânica afirma que a popularidade dessas raças está aumentando e com ela, o sofrimento dos animais. Sean Wensley, presidente da associação, disse que: “Os cães podem sofrer de úlceras nos olhos e problemas severos de respiração e precisam de cuidados especiais”, afirma.

A advertência foi feita também pelo PDSA, pela Royal Veterinary College, pelo RSPCA e o Kennel Club.

Evidências sugerem que os cães braquicéfalos – ou seja, com o crânio deformado e o focinho curto – estão sendo abandonados pelos seus tutores.

A justificativa são os altos custos de cuidados para esses animais. Por conta dos problemas de saúde, são necessárias cirurgias que muitas pessoas não podem ou não querem arcar.

Entre 2014 e 2015, o número de cães braquicéfalos abandonados em dois abrigos do Reino Unido subiu de 226 para 314, um aumento de 39%.

Problemas respiratórios estão ficando cada vez mais frequentes. Essas condições são causadas pelo cruzamento irresponsável de raças, feito nas conhecidas fábricas de filhotes.

Comprar animais é errado, pois incentiva a existência de locais cruéis de procriação exagerada. As pessoas que compram cães e gatos braquicéfalos normalmente não sabem dos problemas comuns de saúde nem do sofrimento dos animais.

Caroline Reay, chefe veterinária do Bluecross Animal Hospital, afirmou que: “Se você quer um cão saudável e que possa brincar pela casa, não compre nem incentive a compra de animais com essas condições”.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>