• Home
  • Pesca destrói corais de recifes em todo o mundo

Pesca destrói corais de recifes em todo o mundo

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/OneGreenPlanet
Reprodução/OneGreenPlanet

Os oceanos já foram considerados como uma fonte ilimitada de peixes e outros animais, porém está se tornando cada vez mais claro que esses frágeis ecossistemas têm sido gravemente ameaçados pela pesca e pelas alterações climáticas.

A demanda por animais marinhos para alimentação humana tem matado inúmeras espécies e destruído a biodiversidade dos mares. O Serviço Nacional de Pesca Marinha (NMFS) listou 63 peixes e 27 espécies de invertebrados marinhos como em perigo ou ameaçados.

Um estudo recente descobriu que, se nada for feito para estabilizar este desequilíbrio gigantesco, as populações de peixes do mundo serão extintas em 2025. Como a vida marinha existe em um ecossistema muito delicado, a perda destes animais tem um impacto enorme sobre o meio ambiente, particularmente, sobre os recifes de corais.

Muitos cientistas argumentam que uma das principais consequências da pesca é a degradação e destruição dos recifes de corais ao redor do mundo. Uma revisão de trabalhos publicados na revista acadêmica Science afirma que não há recifes deixados “intactos” nos oceanos: todos foram danificados em certa medida por temperaturas mais elevadas, aumentando a acidificação dos mares, a poluição e o consumo de peixes.

Como os recifes são essenciais para quase um quarto de todas as espécies marinhas, esta descoberta representa riscos significativos para a biodiversidade.

De acordo com Rebecca Vega-Thurber, uma pesquisadora da Universidade Estadual de Oregon, entre 25 e 35% dos corais da Grande Barreira de Corais da Austrália estão morrendo, e mais de 90% foram branqueados. “Os corais de todos os lugares parecem estar à beira da morte,” declarou a pesquisadora.

Como exatamente a pesca contribui para o declínio dos recifes de corais em todo o mundo? As causas mais facilmente reconhecíveis incluem danos aos recifes por redes de pesca, armadilhas e a prática destrutiva da “pesca com dinamite.”

Reprodução/Wikipedia
Reprodução/Wikipedia

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores do Centro para a Diversidade Biológica da Universidade de Washington, da Universidade da Carolina do Norte e da Instituição Smithsonian constatou que o esgotamento de espécies de peixes predadores afeta negativamente a reciclagem de nutrientes dentro dos recifes.

Por que corais precisam de peixes

Em condições normais, as espécies herbívoras e os predadores maiores de peixes desempenham um papel importante na estabilização do microbioma do coral, alimentando-se de muitas variedades de algas que crescem nos recifes, e, posteriormente, liberando nutrientes na água por meio da excreção.

As algas, o plâncton, e outros microorganismos, em seguida, tomam-se os nutrientes usados na fotossíntese, na fixação de nitrogênio e em outros processos químicos essenciais.

Na ausência destas espécies  vítimas da pesca, este sistema é destruído. As populações de algas crescem descontroladamente, cadeias alimentares ficam desequilibradas e o recife se torna mais vulnerável a organismos patogênicos.

Este declínio de nutrientes essenciais e a crescente abundância de patogênicos, eventualmente, gera um aumento na mortalidade de corais e inúmeros organismos marinhos ficam sem uma fonte de alimento ou sem proteção contra predadores, relata o One Green Planet.

É evidente que a pesca é uma ameaça substancial para a saúde dos oceanos e ecossistemas marinhos em todo o mundo. O primeiro passo para evitar as mortes de animais inocentes e o declínio dos ecossistemas é adotar uma alimentação sem produtos de origem animal. O veganismo salva as vidas de diversos animais,  contribui com a preservação dos ecossistemas e promove benefícios à saúde humana. É importante também ter cuidado ao nadar nas proximidades de recifes e não comprar espécies marinhas que devem viver em liberdade no oceano.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>