• Home
  • Usinas eólicas provocam a morte de milhões de morcegos

Usinas eólicas provocam a morte de milhões de morcegos

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/AbcNews
Reprodução/AbcNews

Os morcegos são conhecidos por serem alguns dos acrobatas aéreos  mais astutos do mundo. Eles usam seus sonares e asas para desviar de obstáculos imóveis ou em movimento e evitar colisões. Porém, infelizmente, os morcegos não têm nenhuma chance contra uma turbina de 200 metros com pás e comprimento de um campo de futebol que possui velocidades que alcançam até 275 quilômetros por hora.

Mesmo que seus corpos minúsculos possam evitar uma colisão com uma destas turbinas impiedosas, apenas a aproximação de uma turbina eólica pode expor morcegos a mudanças de pressão do ar e, assim, causar danos fatais aos pulmões dos animais. Esta é a principal razão pela qual as carcaças de morcegos são encontradas espalhadas por baixo de turbinas eólicas em todo o mundo, relata Kenneth Richard em texto divulgado no portal NoTricksZone.

As mortes de morcegos por turbinas eólicas não estão diminuindo. Pelo contrário, aumentam cada vez mais. As turbinas ameaçam seriamente a sobrevivência em longo prazo de 172 espécies de morcegos em vias de extinção do mundo. Segundo cientistas que publicaram suas pesquisas na revista Mammal Review, as pás giratórias das eólicas (juntamente com a síndrome do nariz branco) são agora as principais causas de várias mortes de morcegos.

Este cenário terrível deve ficar ainda pior nas próximas décadas. Somente no Canadá, os investigadores relatam que uma média de 15,5 morcegos são mortos anualmente por cada  turbina eólica. Isso significa que 47.400 morcegos são mortos por ano no Canadá. Com o aumento de 35% na capacidade eólica instalada, nos próximos 15 anos, cerca de 166 mil morcegos serão assassinados no país.

Já nos Estados Unidos, as 48.500 turbinas eólicas matam mais de 750 mil morcegos por ano.

Em todo o mundo, entre três a cinco milhões de morcegos são mortos anualmente e, em breve, este número deve chegar a 10 milhões em breve.

“A estimativa aproximada de três a cinco milhões de morcegos mortos anualmente por turbinas eólicas é apenas a taxa atual. Há planos para que as turbinas eólicas gerem 18% a 34% da energia elétrica do mundo até 2050. Para atingir essa expansão massiva, a capacidade terá que quadruplicar nas próximas décadas. O número de morcegos mortos deve atingir uma taxa de mais de 10 milhões por ano dentro de 10 a 15 anos”, completou Richard .

Na Conferência do Clima de Paris em 2015, governos de todo o mundo confirmaram planos para expandir rapidamente os seus programas de energia eólica, o que irá reduzir presumivelmente as emissões de gás carbônico na atmosfera e reduzir o aquecimento global, informou o Canada Free Press. Contudo, lamentavelmente, milhares de vidas inocentes são assassinadas pela falta de mobilização global em adotar medidas que preservem os animais.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>