• Home
  • MP investiga funcionamento de canil em área de preservação em Domingos Martins (ES)

MP investiga funcionamento de canil em área de preservação em Domingos Martins (ES)

0 comments

Fabíola faz visitas constantes ao canil. (Foto/Leandro Fidelis)
Fabíola faz visitas constantes ao canil. (Foto/Leandro Fidelis)

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio da Promotoria de Justiça de Domingos Martins, na região serrana, vai investigar se o canil da cidade representa algum risco ambiental por funcionar próximo à Área de Prevenção Permanente (APP).

Em junho deste ano, a promotoria se reuniu com representantes da prefeitura e da Associação Martinense dos Animais de Rua (Amar), entidade de defesa dos animais, quando ficou acertada a desativação do atual canil e a transferência para um outro terreno do município, onde já foi feita a terraplanagem.

Localizado nas proximidades da antiga LBA, o espaço abriga atualmente 17 cães e dois gatos, a maioria castrada. A prefeitura disponibiliza alojamento e garante alimentação para os animais e mantém duas funcionárias durante o dia.

No entanto, há muita umidade nas baias e faltam locais adequados para manuseio e armazenamento dos sacos de ração, que ficam guardados no banheiro usado pelas funcionárias.

A bancária Fabíola Gonçalves é voluntária da Amar e visita o canil com frequência. “Só este ano já castramos 23 animais em situação de abandono e conseguimos doações de vacinas. Os animais estão bem cuidados e sempre há candidatos à adoção, mas o local está inadequado”, afirmou.

O presidente da associação, o arquiteto Arthur Lahass doou um projeto para o novo canil, que inclui até centro cirúrgico para as castrações, seguindo exigências do Conselho de Veterinária. “O controle de natalidade é o começo de qualquer trabalho com animais carentes. Estamos dispostos a fazer rifa e arrecadar doações para ajudar, mas é necessária uma estrutura melhor.”

A prefeitura de Domingos Martins, por sua vez, esclareceu que o canil ganhará uma nova sede. Há uma área destinada e um pré-projeto para execução, entretanto, o município está em processo de viabilização de recurso para construção do local.

As condições do canil não são adequadas para o bem-estar dos animais (Foto/Divulgação)
As condições do canil não são adequadas para o bem-estar dos animais (Foto/Divulgação)

Fonte: Aqui Notícias com informações de Leandro Fidelis

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>