• Home
  • Construção de condomínio destrói habitat de macacos em Aracajú (SE)

Construção de condomínio destrói habitat de macacos em Aracajú (SE)

0 comments

Macaco circulou por várias áreas do condomínio (Foto/Geovane de Oliveira )
Macaco circulou por várias áreas do condomínio (Foto/Geovane de Oliveira )

Os moradores de um condomínio de apartamentos, localizado no Bairro Alto da Jaqueira, na Zona Norte de Aracaju, foram surpreendidos com a visita inesperada de um macaco prego, morador da reserva de Mata Atlântica, que fica ao lado da construção.

O motorista Geovane de Oliveira, que tem um apartamento no quarto andar de um dos edifícios, disse que quando a esposa foi à cozinha deparou-se com o animal, que já tinha revirado o espaço comendo frutas e outros alimentos. “Na verdade, nós é que estamos invadindo o espaço deles, que como não encontram alimentos na floresta vêm para nossas casas. Depois de passar por minha residência, ele fugiu para a área da varanda do apartamento vizinho.”, observou.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar o animal, que já tinha circulado em várias áreas externas do condomínio, e levado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Sem floresta

A visita inesperada chama a atenção para um problema muito comum nos grandes centro populacionais em várias partes do mundo, o desmatamento das matas e florestas, incentivado pelo crescimento urbana acelerado.

Com a destruição do habitat, os animais acabam procurando comida e abrigo nas áreas urbanas.

De acordo com Geovane, a região próxima à área de reserva continua sendo alvo da especulação imobiliária e a população assiste a derrubada de muitas árvores. “O condomínio que moro foi o primeiro a ser construído por aqui e já estão fazendo outro. Há cerca de três meses, vimos uma máquina derrubando muitas árvores, de uma área que deve ter cerca de quatro campos de futebol. Acredito que devem ser construídos outros apartamentos no lugar”, informou o motorista.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>