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Berinjela substitui a carne no hambúrguer vegetariano

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Hambúrguer de Berinjela pode ser servido em sanduíches, com saladas ou refeições (Foto: Heloise Hamada/G1)
Hambúrguer de Berinjela pode ser servido em sanduíches, com saladas ou refeições (Heloise Hamada/G1)

Um bom hambúrguer pode se tornar uma refeição e tanto em dias de correria, principalmente porque pode ser conservado no congelador e fica pronto rapidamente. Para fugir um pouco do tradicional e dar uma opção bem saudável e vegetariana, a receita troca a carne pela berinjela.

Ingredientes:
– 1 berinjela média
– 1 cebola média com casca
– 2 dentes de alho com casca
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
– 1 colher de chá de sal
– 1/2 de xícara de chá de aveia em flocos
– 1 xícara de chá de farinha de trigo integral (ou mais, se precisar)
– 1/2 xícara de chá de cheiro-verde picado
– Farinha de rosca para empanar
– Azeite para regar
– Cominho a gosto

Modo de preparo:

Lave a berinjela e faça furos em todos os lados com um garfo. Em uma assadeira untada com óleo, coloque a berinjela, a cebola com casca e os dentes de alho com casca também e regue tudo com um pouco de azeite. Leve ao forno a 250º C e asse por cerca de 45 minutos, virando a berinjela na metade do tempo para assar por igual. A berinjela ficará boa quando estiver bem murcha e o garfo atravessá-la com facilidade.

Descasque o alho e a cebola e retire a polpa da berinjela com uma colher. Depois, coloque tudo em um processador. Adicione o azeite e a linhaça, tempere com sal e cominho a gosto, acrescente o cheiro-verde picado e bata até virar uma massa uniforme. Em seguida, adicione a aveia em flocos e a farinha de trigo integral, batendo novamente até ficar uniforme.

Se você não tiver um processador, bata a berinjela, o alho e a cebola aos poucos no liquidificador e misture o restante com uma colher em uma tigela.

Nos dois casos, se houver necessidade, coloque mais farinha e sal. A quantidade de farinha dependerá do tamanho da berinjela e da umidade da mistura, que deve ficar consistente o suficiente para formatar os hambúrgueres. Porém, tome cuidado para não colocar muita farinha, pois o sabor pode ser alterado.

Unte as mãos com um fio de óleo, enrole bolinhas e achate-as em formato de hambúrguer. Empane na farinha de rosca em seguida. Coloque em uma frigideira untada com um fio de óleo e leve para congelar por cerca de uma hora ou até ficar duro. Este processo ajudará o hambúrguer a não desmanchar.

Frite na frigideira com um fio de óleo até dourar dos dois lados. Sirva em sanduíches ou como acompanhamento.

Dicas:

– Os temperos da receita podem ser substituídos ao gosto de cada um. As únicas dicas são fritar um pedaço pequeno, verificar a quantidade de sal e fazer a correção, caso necessário, antes de congelar os hambúrgueres.

– A massa ficará mole e não se deve colocar farinha até tudo desgrudar da mão, pois ficará parecendo um bolinho. Por isso, unte as mãos com óleo para formatar os hambúrgueres.

– Quem não quiser optar pela farinha integral, pode usar a farinha de trigo comum.

– Depois que os hambúrgueres congelarem na assadeira, transfira para um recipiente com tampa ou guarde em saquinhos para que não fiquem ressecados.

Fonte: G1

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