• Home
  • Recuperados, animais são devolvidos à natureza no litoral de São Paulo

Recuperados, animais são devolvidos à natureza no litoral de São Paulo

0 comments

01
Divulgação

Um pequeno gavião-pombo juvenil foi encontrado na Praia de Camburizinho, extremo leste de Guarujá, há cerca de dez dias e, por pouco, não foi sem vida.

O animal foi resgatado por acaso por Cristiano Ramos, de 40 anos, um dos monitores de campo do Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, responsável pelo tratamento de animais no Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos (Cetas Marinho), em Guarujá.

Diariamente, Cristiano percorre oito quilômetros em busca de animais na praia. Já tinha terminado o seu trabalho e se preparava para ir para casa quando avistou a ave. “Um amigo me chamou para ir por outro caminho, e foi quando encontrei o gavião. Ele estava muito debilitado, não iria sobreviver”.

Levado para o Gremar, ele foi tratado com reposição de eletrólitos, suplementação para ganho de peso e antibiótico. Assim, nesta quarta-feira (10) ele fez seu voo de superação no Loteamento Iporanga, em Guarujá – o que não foi fácil.

Tirada da caixa com cuidado, a ave ficou nove minutos imóvel. Até que, com um empurrãozinho da equipe, finalmente voou e, rapidamente, não foi mais vista.

Tartarugas
Como o gavião, outras três tartarugas-verdes pequenas também vítimas de afogamento superaram enfermidades ao longo de semanas de tratamento no Gremar e voltaram à ativa nesta quarta. Foram soltas, uma por vez, na Praia das Conchas, também no Iporanga.

Outras não tiveram a mesma sorte. Somente neste ano, 261 tartarugas foram encontradas mortas nas praias da região e outras 62 vivas, das quais 24 estão em reabilitação. “O número já excede o de todo o ano passado. Mais de 80% chegam a nós afetadas pela ação do homem, seja por interação com redes de pesca, seja por ingestão de lixo”, afirma Rosane Farah, bióloga do Gremar.

Fonte: A Tribuna

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>