• Home
  • Parque Dona Lindu também receberá espaço para cachorros no Recife (PE)

Parque Dona Lindu também receberá espaço para cachorros no Recife (PE)

0 comments

O encontro do último  fim de semana reuniu cerca de 150 pessoas com seus animais de estimação. Foto: Divulgação
O encontro do último fim de semana reuniu cerca de 150 pessoas
com seus animais domésticos. (Foto: Divulgação)

O aval foi dado pelo próprio prefeito Geraldo Julio na manhã do último domingo (07), porém não existem prazos para a execução

Agora é oficial: Recife receberá o segundo ParCão, espaço destinado aos animais em parques da capital, desta vez no Dona Lindu, na Zona Sul da cidade. O aval foi dado pelo próprio prefeito Geraldo Julio na manhã do último domingo (07), durante encontro que reuniu mais de 150 pessoas acompanhadas de seus animais domésticos. O “cachorraço”, como ficou conhecido, é uma espécie de movimento de ocupação que acontece semanalmente em um dos estacionamentos do parque projetado por Oscar Niemeyer.

“Nesse encontro tivemos três vezes mais gente do que no fim de semana anterior. O prefeito pôde ver que existe uma demanda grande. Nosso abaixo-assinado virtual em prol do ParCão já conta com 30 mil assinaturas em menos de dez dias”, afirmou o sociólogo Daniel Uchôa, integrante do Coletivo Setúbal, que está à frente da iniciativa. O documento com as assinaturas foi entregue ao prefeito do Recife com um projeto elaborado pelo próprio movimento.

Para o sociólogo, existe um sucateamento do equipamento público que poderá ser revertido com a presença do espaço para cachorros. Uchôa contou que, após identificar a possibilidade de aproveitamento do espaço, o prefeito Geraldo Julio, que estava acompanhado do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, deu “sinal verde” para a construção. Faltam apenas os recursos para a execução da obra, que ainda não possui nenhum prazo. Enquanto isso, os tutores dos animais continuarão se reunindo todos os domingos, às 8h, no local, para manter o assunto na pauta.

Responsável pela construção do ParCão no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, o secretário Camilo Simões explicou os próximos passos da iniciativa. “Vamos fazer um estudo da viabilidade do espaço. O movimento irá doar o projeto-executivo, que será levado até a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para ser orçado.” Apesar de o Parque Dona Lindu ser administrado pela Emlurb, o secretário afirmou que continuará em contato com os articuladores.

A assessoria de imprensa da Emlurb confirmou o recebimento da proposta e informou que ela está sob análise, para posterior execução. O órgão também não informou prazos.

“Pet friendly”

Os integrantes do Coletivo Setúbal iniciaram, nessa segunda-feira (08), um mapeamento de restaurantes, bares e foodtrucks “pet friendly”, que aceitam animais domésticos. A ideia é criar um selo para certificar e divulgar o estabelecimento. A iniciativa começa por Setúbal, mas pode envolver outras áreas da cidade.

“ Quem tem cachorro sente falta de espaços receptivos, o animal é muito marginalizado no Recife”, criticou Uchôa.

Fonte: Jornal do Commercio

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>