• Home
  • Prefeituras promovem adoção de mais de 600 animais no 1º semestre e São Paulo (SP)

Prefeituras promovem adoção de mais de 600 animais no 1º semestre e São Paulo (SP)

0 comments

32
Divulgação

Juntas, cinco das sete prefeituras do Grande ABC fizeram com que 608 cães e gatos conseguissem um novo lar no primeiro semestre deste ano por meio das feiras de adoção de animais, que ocorrem, geralmente, uma vez por mês em cada cidade.

De janeiro a junho deste ano, Santo André foi a campeã de adoções. Foram 123 cães e 62 gatos, totalizando 185 animais. No mesmo período do ano passado, foram adotados 162 cachorros e 116 gatos, somando 278 animais. Segundo a Prefeitura, a maioria daqueles que estão no canil atualmente veio por abandono, principalmente no caso de idosos e filhotes.

“A feira que fazemos mensalmente no Parque Central é organizada pela Prefeitura e também aberta para ONGs cadastradas. Para estar no evento, todos os animais precisam estar castrados e vacinados contra raiva”, explica o gerente de Controle de Zoonoses da cidade, Robson Oliveira Lopes.

Os mais procurados são, como previsto, cães filhotes, de pequeno porte e que tenham um aspecto de docilidade e afinidade com crianças. O próprio Lopes, no ano passado, adotou a Luvinha. “Levei meus três filhos à feira e eles fizeram um motim. Não sairiam de lá sem a cachorra. O nome foi meu filho que escolheu por ela ter patas brancas e o resto do corpo marrom, como se ela estivesse de luva mesmo.”

No CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Diadema chegam animais em sofrimento, atropelados ou abandonados, fêmeas amamentando nas ruas, cães invasores em departamentos públicos e vítimas de maus tratos. Todos são medicados, cadastrados e colocados para a adoção.

Divulgação
Divulgação

No primeiro semestre, 83 cães e 51 gatos (134 animais) conseguiram um novo lar. Em 2015, foram adotados 91 cachorros e 45 felinos (somando 136). O maior contingente de cães aptos para adoção no CCZ diademense hoje é de médio porte, todos sem raça definada. “Há também procura por cães de grande porte ou agressivos, geralmente, por parte de empresas. Alguns deles são submetidos à castração para diminuir os níveis de testosterona, na tentativa de torná-los mais calmos. Tratamentos psicológicos que incluem passeios diários, com socialização entre animais e pessoas, carinhos diários e banhos frequentes têm dado retorno positivo em relação à socialização desses animais. Assim, algumas práticas que não eram do costume deles, muitas vezes os tornam animais mais sociáveis”, disse a Administração por meio de nota.

Só nos primeiros seis meses do ano, São Caetano conseguiu atingir quase a mesma quantidade de adoções realizadas durante todo ano de 2015. No ano passado foram 43 cães e 51 gatos e, neste ano, 48 cães e 39 gatos. Na cidade, além da castração e da vermifugação, todos os animais recebem um chip.

“Nesse chip tem todos os dados e também uma foto do animal. As informações são gravadas em uma base de dados online. Funciona como uma forma de controle da população animal”, afirma Caio Williams Castro Junior, diretor do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde) de São Caetano.

Em São Bernardo, o número de cães e gatos adotados neste ano é quase o mesmo: 41 e 44, respectivamente. A quantidade está aquém da primeira metade do ano passado, quando 77 cães e 64 gatos arrumaram novos tutores. “Os animais disponíveis para adoção são esterilizados, dóceis e passam por avaliação veterinária”, disse a Administração em nota. No site do CCZ, é possível encontrar ainda fotos e raças de cães e gatos disponíveis para adoção.

Já Mauá informou que 81 cães e 36 gatos tiveram a oportunidade de conseguir um novo tutor este ano. Em 2015, 78 cachorros e 20 felinos conseguiram lares por meio das feiras de adoção.

O levantamento feito pelo Diário OnLine não inclui Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, já que os dois municípios não responderam os questionamentos da reportagem.

Fonte: Diário do Grande ABC

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>