• Home
  • Biólogos alertam para risco de extinção dos maiores mamíferos do mundo

Biólogos alertam para risco de extinção dos maiores mamíferos do mundo

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Varun R. Goswami, WCS India Program
Foto: Varun R. Goswami, WCS India Program

Uma equipe de biólogos de conservação fez um apelo para que um plano mundial seja traçado com o objetivo de evitar o inimaginável: a extinção das maiores espécies de mamíferos do mundo.

Em uma declaração pública veiculada na revista BioScience, um grupo de mais de 40 cientistas e outros especialistas alertou para a necessidade de uma estratégia global para evitar que a “megafauna” do mundo seja extinta, segundo o Science Daily.

Entre as ameaças que impulsionam esta extinção em massa de animais estão a caça, o desmatamento e perda de habitat, a expansão da agricultura e pecuária em áreas habitadas pela vida selvagem e o crescimento das populações humanas.

“Receio que podemos perder estes animais no momento em que surgem cada vez mais evidências mostrando como eles são importantes para os ecossistemas”, afirmou William Ripple, professor de ecologia da Universidade Estadual de Oregon e principal autor do estudo.

Ripple trabalhou com outros autores sobre o estudo para examinar as projeções para populações de muitas espécies, incluindo elefantes, rinocerontes, gorilas e grandes felinos que estão agora ameaçados de extinção.

Aproximadamente 59% das maiores espécies de mamíferos carnívoros do mundo – incluindo o tigre – e 60% dos maiores herbívoros atualmente estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Natureza da União Internacional para a Conservação.

“Talvez a maior ameaça para muitas espécies seja a caça impulsionada por uma demanda por carne, animais domésticos, e por partes de seus corpos para medicamentos e ornamentos tradicionais,” disse Elizabeth Bennett, coautora do estudo.

Todas estas grandes espécies desempenham papéis críticos em seus ecossistemas e o conflito entre humanos e animais selvagens é uma ameaça séria para muitos animais.

Alguns animais enfrentam a ameaça de obscuridade. A perda de elefantes em todo o mundo devido a caçadores em busca de marfim é bem conhecida e têm ocorrido esforços para proibir este comércio, mas os autores do estudo apontam que muitas espécies estão em risco devido a muitas ameaças semelhantes, mas não são tão conhecidas e, por isso, estratégias de conservação eficazes para salvá-las são difíceis.

O documento inclui uma declaração de 13 partes que destaca a necessidade de reconhecer muitos mamíferos de grande porte como ameaçados e seus papéis ecológicos vitais.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>