• Home
  • Incêndio atinge a Califórnia e obriga santuário a evacuar 400 animais

Incêndio atinge a Califórnia e obriga santuário a evacuar 400 animais

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Facebook, RobertVinson
Reprodução/Facebook, RobertVinson

No sábado, o Wildlife Waystation, um santuário de vida selvagem que é o lar de tigres, leões, ursos, primatas, cavalos e outros animais, estava em apuros devido a um grande incêndio que atingiu partes da Califórnia no último fim de semana, e que ainda ocorre na região.

O incêndio massivo começou na região de Sand Canyon, destruindo mais de 33 mil acres de terra. Por isso, o santuário Waystation se mobilizou para que as chamas não atingissem os animais resgatados também, informou o The Dodo.

“O incêndio de Santa Clarita Sand está se aproximando rapidamente dos animais de Waystation. Atualmente, estamos evacuando mais de 400 animais”, escreveu o santuário em um post Facebook no sábado.

Imediatamente, as pessoas começaram a comentar, perguntando como poderiam ajudar o santuário, apesar do perigo de trabalhar em uma instalação que está diretamente na linha de fogo.

Em um segundo post, o santuário pediu reboques, caminhões, um armazém climatizado para abrigar temporariamente os animais, além de equipes de veterinários para ajudar na operação.

Reprodução/Facebook, RobertVinson
Reprodução/Facebook, RobertVinson

“Nós ainda estamos transferindo os animais. Estamos levando-os para um local seguro o mais rápido possível. Existe atualmente uma grande quantidade de fumaça”, dizia o post.

Porém, mesmo enquanto dois terços do santuário encontravam-se cercados pelo fogo, com as cinzas caindo do céu, as pessoas ofereceram apoio, pois sabiam que, caso contrário, os animais morreriam.

“Um enorme número de pessoas apareceu com caminhões, reboques e transportadores de animais”, disse Jerry Brown, porta-voz do santuário ao Los Angeles Daily News.

“Pequenos animais e aves foram transferidos em primeiro lugar, devido à sua sensibilidade à inalação de fumaça. Naturalmente, o transporte dos predadores maiores foi tratado pelos peritos”, adicionou.

“Todos estavam com medo (as chamas, a fumaça, era assustador lá fora) suados e tensos, mas muitas pessoas apareceram porque era necessário ajudar. Hoje foi um exemplo do trabalho em conjunto de várias pessoas com bom coração”, escreveu a voluntária Sarah Stone no Facebook.

No sábado à noite, funcionários e voluntários do Waystation foram capazes de transferir mais de 70% dos animais para outros santuários.

Bombeiros trabalharam para conter as chamas que cercavam o santuário e uma mudança na direção do vento ajudou os esforços, finalmente deixando os animais restantes seguros.

Uma funcionária no Waystation disse à reportagem que os animais devem retornar ao santuário dentro dos próximos dias, quando os incêndios acabarem definitivamente.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>