• Home
  • ONG denuncia tratamento e estrutura de Canil Municipal em Cubatão (SP)

ONG denuncia tratamento e estrutura de Canil Municipal em Cubatão (SP)

0 comments

Apesar dos problemas, recebem água e ração (Foto: Mariluce Pereira/WhatsApp)
Apesar dos problemas, recebem água e
ração (Foto: Mariluce Pereira/WhatsApp)

Eles não são criminosos, não foram julgados, mas estão presos de dois há cinco anos. Alguns já perderam a sanidade, outros estão quase lá. Segundo denúncia de uma organização não governamental (ONG), esta é a situação dos 27 animais que estão no Canil Municipal de Cubatão.

O espaço fica em frente ao moderno e bem ambientado Centro de Controle de Zoonoses, que abriga aproximadamente 100 animais de forma adequada. Os dois locais são mantidos pela Prefeitura.

A situação dos animais foi descoberta em maio, quando a ONG Viva Bichos Santos foi ao local para oferecer um serviço de vacinação contra cinomose (doença canina de difícil cura, que pode levar o cão a óbito).

“Quando chegamos, vimos os cachorros presos. O próprio coordenador do canil, que é veterinário, disse que tem alguns confinados há cinco anos. Estão num espaço que é um quadradinho. Os mais antigos estão agressivos ou loucos. Não chegaram assim. Eles ficaram”, afirma Mariluce Pereira, presidente da ONG.

Ainda de acordo com ela, o coordenador do espaço mostrou-se indiferente com a condição dos animais. “Não se emociona com a situação deles. Nem ele, nem os tratadores retiram os cães mais agressivos das baias (casinha) para limpar. Jogam água e passam o rodo com os cachorros dentro”.

Marilene conta que visitou o CCZ e observou sete espaços disponíveis. “Perguntei o motivo para não colocarem os outros animais no centro. Não souberam explicar e não transferiram”.

O local onde ficam atualmente, segundo a presidente, não tem a proteção adequada contra o sol e chuva. “Eles têm alimentação e água. Mas parece que é só para mantê-los vivo”.

Segundo presidente da ONG, os animais não ficam soltos no pátio nem quando celas são lavadas
Segundo presidente da ONG, os animais não ficam soltos no pátio nem quando celas são lavadas

Ação

Na próxima segunda-feira (11), a ONG Viva Bichos Santos denunciará o caso no Ministério Público (MP) de Cubatão. A entidade deseja que o espaço seja reformado ou os animais transferidos para o CCZ.

“Já conversei com a promotora e ela se mostrou indignada com a situação. Durante o encontro, nos falou que, em 2012, já havia sido registrada uma denúncia que o terreno onde estão presos os animais alaga quando chove. Isso faz com que os cachorros fiquem com as patas molhadas e não tenham onde deitar”, diz Mariluce.

ONG se ofereceu para castrar gratuitamente os animais, porém esbarrou na "falta de vontade"
ONG se ofereceu para castrar gratuitamente os animais, porém esbarrou na “falta de vontade”

Fonte: A Tribuna

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>