• Home
  • Especialista em comportamento animal realizou palestra sobre adoção responsável em Sorocaba (SP)

Especialista em comportamento animal realizou palestra sobre adoção responsável em Sorocaba (SP)

0 comments

Divulgação
Divulgação

Tem que impor limites e não se deve exagerar na humanização dos animais. Essas foram as principais dicas passadas por Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, que, acompanhado de sua “assistente” Estopinha e também do Barthô, esteve sábado passado na cidade para uma palestra na loja Petz Marginal.

Em entrevista concedida momentos antes do início da palestra, que levou quase mil pessoas à loja, o zootecnista comentou que muitas pessoas se animam em ter um animal sem se preocupar com as obrigações, lembrando que está mais do que comprovado que os animais têm as mesmas emoções da gente, como por exemplo, alegria e tristeza, e sem contar nas necessidades básicas como fome e sede.

Para demonstrar o que é posse responsável e sua importância, Alexandre Rossi, que está cursando medicina veterinária, enfatizou que nem tudo que é bom para o humano é também para o cachorro ou outra espécie, e como exemplo ele falou da questão da alimentação e até mesmo das vestimentas, tendo em vista que muitos os vestem mesmo em dia de calor. Ele falou também desse tratamento humanizado, reprovado por ele. Ao seu ver, tudo tem que ter limites: “usar carrinho de bebê para transportar o cachorro até pode, mas desde que seja ainda pequeno, pois ele precisa caminhar para se exercitar”, citou. Outro exemplo de humanização lembrado por ele foi o de colocar sapatinhos nos cachorros.

E embora o seu público seja consciente, sabendo o quanto é triste um animal ser devolvido ao abrigo, Alexandre Rossi destacou que muitas vezes isso ocorre porque a convivência não é harmoniosa, e que isso acontece exatamente pelos tutores não saberem impor limites, permitindo que o animal, normalmente o cachorro, não seja controlado.

Cercado por dezenas de pessoas e seus cães, Alexandre Rossi também comentou ainda ficar surpreso com o sucesso de Estopinha, o que inclusive já foi tema de palestra nos Estados Unidos. Segundo ele, a cachorra vira-lata de 7 anos, que foi adotada em abrigo, tem cerca de três milhões de seguidores em sua página de Facebook, o que para ele é muito positivo, tendo em vista que sua imagem é usada para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter com os animais, sempre reforçando a importância de tratá-los com dignidade, amor e carinho.

Porém, mesmo sendo a “estrela” das palestras, Estopinha – pelo menos em Sorocaba -, se mostrou tímida, permanecendo no colo do seu “pai” durante a entrevista. Comportamento oposto foi do Barthô Temporário Rossi, que amanhã completará 3 anos de idade. Considerado hiperativo, o também sem raça definida (SRD), tão logo desceu do carro já esticou toda sua coleira para se aproximar das pessoas. Mas apesar dos assédios dos fãs, os dois cães se mostraram muito simpáticos com os colegas caninos, bem como com os “tios” humanos.

Dicas para adoção
O zootecnista Alexandre Rossi mantém, desde 1998 o site Cão Cidadão, especializado em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento, no qual ele passa dicas das observações que devem ser analisadas antes de se adotar um animal. Entre as orientações estão informações sobre como ajudar o animal a se adaptar ao novo lar, como adestrá-los, e também informações sobre gatos.

Fonte: Jornal Cruzeiro

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>