• Home
  • Tartarugas são resgatas de rede de pesca em praia de Vitória (ES)

Tartarugas são resgatas de rede de pesca em praia de Vitória (ES)

0 comments

Divulgação / Ilustração (Projeto Tamar)
Divulgação / Ilustração (Projeto Tamar)

Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar ambiental (BPMA) resgatou doze tartarugas marinhas presas em redes de espera na praia da Curva da Jurema, em Vitoria. Os animais foram soltos em seguida pela PM, que não conseguiu, no entanto, identificar os proprietários das redes.

Os policiais localizaram as tartarugas durante patrulhamento embarcado com o objetivo de coibir a pesca na baía de Vitória. Duas redes de espera estavam dispostas na praia, totalizando 300 metros de comprimento. Ao recolherem o material, a fiscalização verificou a tartarugas presas às redes.

Ainda no local, uma embarcação foi flagrada fazendo uso de rede de arrasto, equipamento de uso proibido na região. Dois homens estavam no barco, onde foram encontradas mais uma rede e aproximadamente 40 quilos de pescados diversos. O proprietário da embarcação não tinha a Carteira de Pescador Profissional e os infratores foram apresentados à Marinha do Brasil por pesca irregular, sem a documentação pertinente. Além disso, responderão por crime ambiental.

A fiscalização se encerrou na Praia de Camburi, onde após varredura no fundo do mar, nenhuma rede foi encontrada.
A pesca na baía de Vitória é denunciada há anos pela população e entidades ambientalistas, bem como a poluição do mar e a fiscalização insuficiente pelo poder público.

O problema ganhou forte repercussão no final do ano passado, quando remadores encontraram tartarugas, arraiais e cações mortos em rede de pesca no mar de Camburi, próximo ao Porto de Tubarão, e divulgaram nas redes sociais, gerando críticas e reações de protestos da população. A cena é recorrente na baía de Vitória e também ameaça outros animais marinhos, como as baleias e golfinhos.

Fonte: Século Diário

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>